sexta-feira, 20 de novembro de 2009

FIFA VS PES










Durante muitos anos quem realmente curtia jogar futebol no Playstation só tinha uma escolha a fazer: Winning Eleven. Tudo bem que os jogos da FIFA tinham todas as licenças e os nomes originais dos jogadores, mas o Gaucho (sem acento mesmo) do Winning Eleven era quem jogava como o Ronaldinho Gaúcho. O FIFA tinha os dentões pronunciados, mas era o Winning Eleven que tinha o verdadeiro futebol mesmo.

Bom, a EA Sports produtora do FIFA e um dos maiores produtores mundiais de videogame correu atrás do prejuízo e, no ano passado, botou no mercado um jogo melhor que o PES 2009 (o nome ruim do novo Winning Eleven), já que a Konami, produtora da série PES ainda não tinha verdadeiramente se encontrado na nova geração de consoles. Mas e em 2010? Qual é o melhor dos dois títulos? As revistas internacionais todas são unânimes em dizer que o FIFA 2010 é melhor, mas o que esses gringos entendem de futebol? Rosca! Então, para ver uma opinião de quem realmente entende do assunto você vai ter que ler o meu review, com uma comparação item a item dos dois títulos.

Gráficos

FIFA: Os estádios são legais, mas os jogadores têm uma cara esquisita. Porém, as animações são de primeira linha e o PES não chega nem perto desse nível de excelência. A bola flui naturalmente e parece ter o peso certo

PES: Os jogadores têm um modelo gráfico melhor e se parecem mais com os modelos reais. As animações estão infinitamente melhores que na edição passada, mas os caras ainda têm que comer feijão pra chegar aos pés do FIFA. Curiosamente, eu sempre achei que a animação do PES era muito legal, mas depois de ver o FIFA o padrão muda.

Vencedor: FIFA

Física

FIFA: Fantástica. A bola é um elemento vivo em campo e até a força com que os jogadores chegam na jogada influencia o resultado de cada disputa. Os jogadores também se movimentam em 360º reais, o que aumenta o realismo.

PES: Os passes e alguns movimentos dos jogadores são meio "encaixotados", quase pré-definidos, mas os algoritmos ainda conseguem variar as jogadas o suficiente para surpreender de vez em quando.

Vencedor: FIFA

Jogabilidade (palavra inventada pelos gamers para substituir o inglês playability)

FIFA: o jogo é mais rápido que o PES, mas é também mais "tumultuado". A FIFA pisou na bola na questão de proporção do campo, e o espaço e o tempo que você tem para fazer as jogadas é menor. Por isso, embora os controles sejam simples – e muito parecidos com os do PES, fazer grandes jogadas vai requerer mais treino e mais reflexo – e as oportunidades para essas jogadas também serão menores. É um jogo mais arcade, que valoriza reflexos rápidos, o que ainda é herança do passado e um pouco contraditório com os avanços em realismo nas outras áreas.

PES: Não mudou grande coisa. A sorte da Konami é que já era excepcional pra começo de conversa. Tem duas grandes vantagens sobre o FIFA (para os brasileiros): a familiaridade (eu, ao menos, jogo essa porcaria desde a sexta edição e essa é a décima segunda ou décima terceira) e o ritmo mais cadenciado, que permite uma maior variação de jogadas e estratégias. A recompensa imediata pro jogador tupiniquim ainda é maior.

Vencedor: PES

Goleiros

FIFA: São melhores que os do PES, mas também mais desastrados. São mais divertidos, porém menos realistas.

PES: São piores que os do FIFA (ou os atacantes são melhores hehe), mas mais equilibrados. Rola um frango de vez em quando, mas é mais raro.

Vencedor: Empate

Inteligência Artificial

FIFA: A marcação e o posicionamento defensivo no FIFA são melhores. Mas a turma de meio-campo e os atacantes têm dificuldades em se posicionar no contra-ataque, por exemplo. O jogador tem um módico controle sobre a turma que está sem a bola, mas nem sempre eles fazem o esperado.

PES: Os jogadores fora do seu controle são horríveis na defesa, mas bem melhores no posicionamento ofensivo. Não é à toa que, em um mesmo nível de dificuldade, jogos que terminam 1 a 0 no FIFA, terminam 6 a 0 no PES. Porém, os comandos para os jogadores sem a bola funcionam mais dentro do esperado.

Vencedor: Empate

Estratégias pré-fixadas:

FIFA: FIFA traz muitas opções aqui, elevando um pouco o nível de complexidade da função, que requer certo investimento de tempo para aprendê-la bem, mas a coisa toda funciona muito bem. Bem até demais pois estão pensando em banir as jogadas ensaiadas dos jogos online.

PES: A mesma coisa de sempre, mas a "ajeitadinha" no time antes da partida começar continua fazendo diferença.

Vencedor: FIFA

Modo liga

Vencedor: FIFA. Tudo, do menu á maneira como as compras e trocas de jogadores são realizadas, tudo é melhor. O modo Be a Legend também é melhor disparado.

Online

Vencedor: FIFA, pois o PES ainda tem um pouco de lag.

Diversão:

FIFA: Pela falta de familiaridade com os detalhes do controle e dificuldade de fazer dribles e jogadas matadoras, o FIFA oferece uma opção equilibrada e sempre com um ou outro elemento inesperado. As partidas são um pouco mais caóticas e às vezes por causa disso, bastante divertidas.

PES: As coisas correm mais ou menos dentro do esperado, às vezes, com um pouco de tédio. As longas corridas dos bons jogadores ainda estão presentes e a troca de bola no meio campo é bem mais cadenciada. Mas a tensão do jogo é maior, porque é muito mais difícil impedir o adversário de fazer um gol.

Vencedor: depende do momento.

Veredito Final:

Pra jogar em casa e explorar a profundidade do jogo: FIFA

Pra chamar os amigos (viciados ou não): PES

Mas se a turma começar a jogar mais o FIFA e se familiarizar mais com os controles, é possível que a Konami seja desbancada tranquilamente. Eu quero mais é que eles se matem fazendo o melhor jogo possível pra mim.

2 comentários:

  1. Eu joguei FIFA Demo e achei horrível. Os gráficos são mto ruins e a jogabilidade não é legal. PES 2010 tem alguns erros, mas é superior a FIFA.

    Creio que o PES 2011 será mto bom.

    PES é um jogo muito mais técnico. Um vacilo e vc toma o gol.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da sua opinião e concordo plenamente, está tudo correto...

    só discordo q eu faço mais gols no FIFA do q no PES ;)

    ResponderExcluir