Os Beatles são o maior grupo musical da história da humanidade. Se você não gosta deles deve ser duro viver com essa realidade, mas, se gosta, me passaram um site que agora divido: http://www.thebeatles.artpl/tele.html.
Nesse endereço, alguém, sem dúvida mais desocupado que eu, compilou vários clips de músicas dos Beatles. Eles não gravaram muitos vídeos, então é bem possível que esteja quase tudo lá. Dos primeiros hits nos programas de auditório (letras fáceis e cabelos de cuia) às baladas repletas de poesia, romance e pacifismo, do período de sucesso tão absoluto que parecia que nem banho precisavam mais tomar, tão distanciados estavam do restante da humanidade (assista o clip de Something).
Os vídeos ajudam a provar, ainda, uma teoria da qual sou adepto fervoroso: os Beatles acabaram por causa da Yoko Ono. Com seu eterno semblante fechado, ar soturno e roupas escuras, parecendo um corvo agourento, lá está a Yoko nos clips da banda, sem tocar um pandeirinho, um assobio, sem nem bater palma. O que uma pessoa, que claramente não faz parte do grupo, tem que ficar acompanhando ensaio, viajando com a banda, sentar dentro do estúdio de gravação e aparecer no vídeo?
Até imagino as defesas do John Lennon para a permanência daquele urubu humano entre eles. “Nós somos um”, “sem ela não sou ninguém”, “ela me completa”, e, meu Deus, “ela é minha musa inspiradora”. E por falar nisso, não é só o John Lennon que buscou inspiração nessa criatura. Aposto uma nota preta como a afogada que mora no poço do filme O Chamado foi inspirada na Yoko Ono. É cara de uma, focinho da outra. A Yoko é só um pouquinho mais aterrorizante.
Mas não adianta chorar o leite derramado. Os Beatles acabaram, mas, pelo menos, dá para matar um pouco da saudade nesse site.
E, gostando dos Beatles ou não, não deixem de assistir ao vídeo de All You Need is Love.
Nenhum comentário:
Postar um comentário