quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vou chorar, desculpe mas eu vou chorar...

George Lucas disse que está se aposentando.

Ele tem mais um filme pra sair agora (Red Tail), mas disse que depois desse vai deixar de lado essa história de cinema e, especialmente, Star Wars, porque ele acha que os fãs reclamam de tudo o que ele faz e que, portanto, não vale à pena fazer mais.

Acho uma boa ele se afastar do cinema porque, obviamente, o homem já está distanciado da realidade. Claro que algumas reclamações dos fãs são infundadas ou exageradas (fãs não são razoáveis), mas o fato é que os novos filmes da série só tem os efeitos especiais de bom e mais nada – a história é ruim, a edição é ruim, a direção é ruim. Isso não é reclamação de fã, são observações técnicas.

E, cá entre nós, o cara é um multimilionário que criou um dos maiores sucessos de toda a história do cinema e ainda assim precisa da validação dos fãs? Claro, seria legal, mas você não vê nenhum profissional sério passando por isso. Alguns diretores consideram a opinião dos fãs, outros, respeitam... Mas, validação? Só alguém muito inseguro se apóia nesse tipo de coisa, pois aí o processo deixa de ser artístico e passa a ser... Sei lá! Algo para um bom psicólogo resolver.

E só um bom psicólogo conseguiria explicar porque Lucas nunca conseguiu aceitar o sucesso de seus primeiros filmes – o cara passou anos refazendo-os das mais diversas formas. Não sei de nenhum outro diretor que tenha feito algo parecido. Claro, filmes são relançados a todo o momento com extras, comentários do diretor, melhorias de som e de imagem, etc. Mas nenhum filme foi tão mexido e remexido como os três primeiros filmes da saga Star Wars (só a cena da cantina tem quatro versões diferentes!).

Lucas se defende dizendo que só estava deixando os filmes exatamente como ele queria que fossem desde o início. Uma declaração que, se levada ao pé da letra, comprova que ele nunca teve a menor ideia do que queria com a série e que todo o sucesso foi fruto de uma enorme coincidência.

Não acredito nisso. Acho que Lucas é um cara criativo e talentoso que teve tanto sucesso no começo de carreira que ninguém mais ousou criticá-lo ou questioná-lo, fazendo com que ele perdesse a objetividade. O mesmo aconteceu com Spielberg, claro, mas Spielberg continuou a amadurecer e a crescer tanto tecnicamente quanto como artista. Lucas regrediu – e virou um bebê chorão.

A entrevista que vi dele quase me deu pena. Quase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário