terça-feira, 10 de outubro de 2006

O Homem da Parede

Por onde anda o Homem da Parede? Talvez eu esteja perguntando para a pessoa errada, pois, como eu acabei de inventar esse personagem, é provável que você não tenha a menor idéia do paradeiro deste indivíduo.
Mas, na verdade, inventei apenas o nome – o Homem da Parede, ou alguma instituição que o representa, realmente existe.
E este é o momento do texto em que começo a me explicar, antes que todo mundo pare de ler e me mandem para aquele lugar.
Todos os dias, no meu caminho para o trabalho, passo por uma caixa de luz, em frente ao autódromo Nelson Piquet. A cada semana uma mensagem religiosa diferente é pintada na parede dessa caixa. Ás vezes um versículo de uma passagem famosa da Bíblia, ou trechos de algum salmo particularmente interessante. Não sei o porquê disso. Não conheço o mistério por trás dessas mensagens de otimismo que aparecem no meu caminho, trocadas com mais freqüência que qualquer outdoor ou front-light.
Talvez a caixa de luz seja de propriedade de alguma igreja, talvez seja um pregador solitário patrocinado por uma loja de tintas. Nada indica, inclusive, que seja um homem, pode ser a Mulher da Parede. Mas seja o que for, faz mais de três semanas que o texto não muda.
Alguma coisa aconteceu com o Homem da Parede.
Se na semana que vem a citação ainda estiver lá, compro eu umas latas de tinta e assumo o legado da parede da caixa de luz. Só não garanto manter os textos bíblicos, andei pensando nuns poemas concretistas... Ou quem sabe, o Hino do Flamengo.
Não é heresia, não, gente. É que eu acredito que a parede é neutra, laica, um espaço democrático que aceita o discurso que ninguém mais quer ouvir. Tomara que tenha sido por isso que o Homem da Parede abandonou sua tela – tomara que ele tenha encontrado alguém disposto a ouvir seu discurso. Tomara que ele não precise mais falar para as paredes.

Um comentário:

  1. Nao sei o que aconteceu com o homem da parede: calou?, fala ainda?, ou ja disse o que tinha pra dizer? Misterio. Mas garanto que o homem do monitor nao esta falando sozinho... :-)

    ResponderExcluir