terça-feira, 22 de setembro de 2009

SOS 80

Os anos oitenta estão morrendo – literalmente. Recentemente tivemos três perdas significativas: o Michael Jackson, a Farrah Fawcett e, agora, o Patrick Swayze. Como essa foi a década mais legal de todas (não a mais importante, nem a mais revolucionária, mas a mais legal – porque não tem nada mais legal que cultura pop), começo aqui minha contribuição para manter viva a memória dos anos 80.

Meu critério é pegar a primeira coisa da década que passar pela minha cabeça e escrever sobre ela... E vai ser... Ruas de Fogo!

Filme de 1984, dirigido por Walter Hill, meio ação, meio musical e esquisito por inteiro, o filme tinha no elenco Rick Moranis como o namorado rico de Diane Lane (lindíssima e novíssima), que, por sua vez, era ex-namorada de Cody, interpretado por um cara que eu não lembro o nome e não vou procurar na Internet agora, mas que, tem 90% de chance de ser um tal de Michael Parret (ou algo bem parecido).

Eu sei é que a Diane Lane é seqüestrada por um líder de uma gang de bikers (Willem Dafoe, também novão, mas já bem feioso) e o tal do Cody, que é um ex-mercenário (além de ex-namorado), fica sabendo e volta pra cidade pra dar tiros de doze em todo mundo até pegar a namorada de volta (que é cantora de uma banda de rock totalmente anos 80, com direito a calça de couro colada, cabelão esvoaçante e o caralho).

SÓ A DÉCADA DE OITENTA PRA PRODUZIR UM MUSICAL ROCK`N ROLL COM PERSEGUIÇÃO DE CARRO, PORRADARIA E TIROTEIO – E O PRODUTO FINAL AINDA SER BOM!

Você leu direito: o filme é bom! O Rick Moranis é engraçado, a Diane Lane é linda E gostosa, as músicas são fenomenais (incluindo I Can Dream About You, do Dan Hartman), a ação é decente e o final é meio que surpreendente.

Fica melhor ainda se você tiver doze anos de idade, assistindo a uma cópia pirata em VHS com as imagens meio alaranjadas e legendas brancas. Mas só quem foi adolescente nos anos 80 sabe o que é ter esse tipo de prazer.

Pra quem curte música dos anos 80, a trilha sonora do filme é uma das melhores compras que você pode fazer pois, além do hit supracitado, o filme ainda tem preciosidades como Tonight is What it Means to Be Young (com direito a teclados breguíssimos na introdução) e Countdown to Love, sendo que esta última tem um dos melhores arranjos vocais que já ouvi.

Streets of Fire, de Walter Hill, 1984. Os anos 80 morreram! Vida longa aos anos 80!

2 comentários:

  1. Maravilha! Anos 80, morando só em Salvador ganhando um dim-dim bacana, ah, saudades...
    Vc quase acertou, o nome do cara é Michael Paré... Abç, Milton

    ResponderExcluir
  2. Não esquecer que a musica tema do filme é do Meat Loaf. Mais anos 80, impossivel!

    ResponderExcluir