terça-feira, 31 de julho de 2012

VISA - mas que amigos, hein?


Na época da última Copa do Mundo fiz uma série de posts (procura aí) falando sobre propagandas que não fazem muito sentido.

O que me chamou atenção na época foi o fato de que eram marcas de muito peso, como Coca-Cola, exibindo comerciais com mensagens de sentido dúbio e com uma lógica distorcida (além de erros de português).
Salvo engano, uma das propagandas que não fazia muito sentido era da Visa e, pelo visto, de lá pra cá, eles mantiveram a mesma agência de publicidade e o mesmo diretor de marketing, porque eles estão fazendo cagada de novo nas Olimpíadas.

Você já deve ter visto. É uma série engraçadinha que mostra pessoas sem noção como a família que quer ir pras Olimpíadas de Londrina ou os dois baixinhos querendo montar uma dupla de vôlei.

O slogan é: às vezes é bom ter um amigo pra avisar, pagar com Visa é muito melhor.

Pare pra pensar dois segundos no que a propaganda está realmente dizendo.

Eu te ajudo. A pessoa que aconselha os sem-noção, em vez de avisar que os caras estão fazendo algo surreal, aconselha-os a pagar com Visa. Ele deixa de dar um bom conselho. Ele deixa a família ir pra Londrina ver os Jogos Olímpicos e pega a grana dos baixinhos. Conclusão: quem te aconselha a pagar com Visa é um filho da puta.

A situação é sutil, mas a mensagem é clara. Quem te aconselha a pagar com Visa é provavelmente um babaca. O amigo do anúncio é, na verdade, um amigo da onça.

Eu sei que o objetivo da propaganda é muito mais fazer piada do que passar uma mensagem concreta, mas não é assim que se faz. Quando um publicitário expõe um produto, ele tem a responsabilidade de estar atento às conotações e denotações da mensagem. Meu orgulho profissional sempre morre um pouco quando vejo marqueteiros super bem pagos errando no básico.

Moçada do VISA, às vezes é bom ter um amigo pra avisar: seu comercial depõe contra a imagem da marca.

2 comentários:

  1. Acho uma propaganda inteligentíssima porque o cara com certeza não tem um amigo para avisar ou tem mas não aceita opinião. Conheço muitas pessoas assim, que não aceitam sugestão. Observe em locais de trabalho quando alguém chega com uma roupa horrorosa e ridícula...Alguém avisa?Não. Comentam por trás. E quanto ao cartão, não vai ser a balconista a avisar, vai? Mas respeito a sua opinião.

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    1. Obriagado pela contribuição , é sempre bom ter um outro ponto de vista.

      Acho que a ideia da propaganda é claramente passar a mensagem que você diz, mas ela é ao menos ambígua pois fica muito fácil estabelecer a seguinte relação:

      Quem não avisa o que estamos fazendo errado é meio babaca - o cara do caixa não avisa - o cara do caixa é um meio babaca que te aconselha a usar VISA.

      Um bom publicitário, na minha opinião, não pode deixar que essa associação exista.

      mas eu posso muito bem estar errado, mais uma vez obrigado pela crítica e boas festas.

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