quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Gênios do Mal

Acaba de me ocorrer que eu posso não ser um dos mocinhos. Nada relacionado ao meu caráter, que pode até ser flexível, mas, pelo menos até hoje, ainda não quebrou. Tem a ver com a minha profissão.
A maioria das profissões pode ser usada tanto pelas Forças do Bem quanto do Mal, mas algumas já têm inclinação para um lado ou para o outro. Ditador louco, matador profissional e operador de telemarketing: Mal. Jardineiro, monge e enfermeira: Bem. Nada impede que , por exemplo, uma enfermeira saia matando seus pacientes, mas aí já é desvio de função. Esta enfermeira está obviamente insatisfeita e mal colocada no mercado de trabalho.
Não estou falando sobre a índole das pessoas, mas sobre a orientação natural das profissões. Pois então veja como é delicada minha situação: sou publicitário – profissão cada vez mais associada com o Mal e que já tem até termo pejorativo: marqueteiro.
Quem nunca ouviu falar na máquina de propaganda nazista? E no capitalismo selvagem? Que tal o consumismo, doença que, dizem, os marqueteiros criaram em laboratório? Pois é, nossa reputação internacional não é lá essas coisas e, no Brasil, o currículo fica ainda pior.
O marketing é um dos maiores responsáveis pela eleição do Lula, pela eleição do Collor e ainda temos o Duda e o Marcos Valério como exemplo de marqueteiros de sucesso. Entendendo-se por sucesso a capacidade de ganhar dinheiro. Mas temos os bons exemplos!
...
OK, não me ocorre nada no momento, mas tenho certeza de que deve ter um.
Não é que eu ache que os publicitários sejam más pessoas. Podemos ser cidadãos ótimos, cumpridores de nossos deveres, bons pais, etc. Mas, no fim do dia, nosso objetivo é fazer você gastar seu dinheiro com algo que você provavelmente não precisa.
Tem a propaganda de cunho social. Câncer de mama, use camisinha, doe dinheiro para o Lar dos Velhinhos, salvem as baleias, mas não é disso que estou falando. Ou é? Pronto, achei! Está aí o bom exemplo. Mas que foi por pouco, foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário