quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Americanismos

Recebi um e-mail pedindo para que eu boicotasse o filme Turistas, que trata sobre um grupo de americanos que vêm passar férias no Brasil e se dão muito mal. O e-mail afirma que o filme é preconceituoso e mentiroso, não passa uma visão realista do país e só prejudica a nossa imagem lá fora. Seguem, então, algumas considerações:
1. Se você quiser que eu boicote alguma coisa não me mande um e-mail atiçando minha curiosidade sobre o assunto.
2. É bem provável que Hollywood nunca tenha passado uma visão precisa sobre nada, especialmente em filmes de terror de orçamento barato e sensacionalistas. Ou você acha que a Casa de Cera, com a Paris Hilton, passa uma visão acurada do meio-oeste americano?
3. Outras coisas mais importantes andam manchando nossa imagem lá fora. A primeira dama ter requerido nacionalidade italiana é uma delas, a corrupção rompante e impune é outra. Não vou negar que o filme dá uma forcinha, mas somos bastante capazes de denegrir, nós mesmos, nossa imagem.
4. Fosse eu um estrangeiro e assistisse Cidade de Deus, teria muito mais medo de vir ao Brasil. Cidade de Deus parece ser bastante real e é muito mais violento e angustiante que uma ficção barata. Falar mal do próprio filho pode, né?
5. Como bem lembrou um amigo, nossa discussão sobre cinema e nacionalismo tem que estar, ao menos, um nível acima de Turistas. Glauber no Cinemark!
6. Vale lembrar que Hollywood nunca foi tão crítica dela mesma e que a própria indústria cinematográfica americana anda valorizando esse espírito crítico, premiando filmes como Syryana, Boa Noite Boa Sorte, O Senhor das Armas, Crash, etc. Ultimamente não tá dando para atacar Hollywood de forma generalizada.
Olha, não me chame para nenhuma passeata, mas até que não sou totalmente antipático a essa indignação, não. A chamada para o filme é bem forçada mesmo, algo como “Em um país onde vale tudo, tudo pode acontecer”. Mas aqui, cá entre nós, só entre os brasileiros. Lembre dos dólares na cueca e responda com toda sinceridade: vai dizer que essa frase nunca passou pela sua cabeça?

Um comentário:

  1. Olha, acabei de chegar do Rio de Janeiro e posso afirmar que a cidade dá medo. Questionável, e de segunda, acredito que o filme é, mas não podemos deixar de concordar que não é de todo mentiroso!
    Me senti no próprio filme de terror.

    ResponderExcluir