quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Fazer o bem sem olhar a quem 2

Neste mundo, as pessoas precisam umas das outras. Desde o básico (reprodução) até o complexo (fazer funcionar uma cidade inteira, com sua rede elétrica e de esgoto). Estabelecer relações proveitosas é necessário e parte da condição de ser humano. Beijar, namorar, abraçar, conversar com amigos, sorrir, amar, educar os filhos, fazer um trabalho bem-feito – tudo isso é egoísmo. É sobrevivência. Você dá, mas recebe algo em troca, imediatamente.

Não quero entrar em uma discussão filosófica sobre o que é o bem ou o mal, mas classifico, para efeito desse ensaio, uma boa ação como uma escolha consciente para beneficiar alguém em detrimento do benefício que isso possa nos trazer. Levar o filho à escola é praticamente uma obrigação, mas buscá-lo naquela festa, às duas da manhã de uma quinta-feira só pode ser classificado como um ato de bondade – e quem se ferra é você que ficará um caco no dia seguinte e não vai render nada no trabalho.

Mas o engraçado nisso tudo é que as boas ações também são necessárias para a preservação, se não das nossas vidas, da nossa sanidade. Precisamos acreditar na bondade. Acreditar em Deus, acreditar no outro, acreditar em nós mesmos.

Precisamos, a cada segundo nos certificar de que podemos ser melhores que os políticos que povoam o Jornal Nacional, pois o ceticismo absoluto nos paralisaria. A bondade é como um alimento para a alma. Sem ela, as coisas perdem o sentido e o beijo pode ficar sem sabor e o amor pode virar conveniência.

Mas levantei a questão como um alerta: sustento para a alma, sim, mas toda comida engorda. E algumas dão uma indigestão danada.

2 comentários:

  1. A primeira parte estava indo tão bem....

    ResponderExcluir
  2. Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. Thanks for the attention, bye). Até mais.

    ResponderExcluir