terça-feira, 8 de julho de 2008

Ceticismo

Não se pode confiar em mais nada. Todo mundo já usou a expressão "do Oiapoque ao Chuí", que quer dizer nada menos que toda a extensão do território brasileiro, certo? Quando dizemos que Fulano já viajou do Oiapoque ao Chuí, queremos dizer que Fulano já viajou o Brasil todo, certo?

Errado.

A expressão correta seria do Monte Caburaí ao Chuí. Pois estes sim, são os extremos norte e sul do país. Pois é, em uma consulta besta à Wikipédia descobri a verdade. Durante anos, a expressão popular nos induziu ao erro – e posso apostar que tem muito professor de geografia por aí que usa a frase.

Não estou aqui para defender a precisão histórica e geográfica de "lugares comuns" e expressões cotidianas. Não se trata de saber a latitude e longitude de onde o Judas perdeu as botas e nem o CEP da casa do Caralho, mas é que havia uma certa credibilidade por trás da expressão "do Oiapoque ao Chuí".

Ledo engano: o Oiapoque é apenas mais uma farsa, mais uma prova de que a verdade é apenas uma mentira que ninguém descobriu ainda.

Já a assessoria de imprensa do Chuí divulgou que ele não faz parte do esquema e que ele também foi enganado como todos nós.

Duvido.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário