domingo, 11 de fevereiro de 2007

Breve Indignação

A morte do menino de seis anos que foi arrastado por quinze minutos preso ao cinto de segurança do lado de fora do carro me lembrou de uma frase do Bill Watterson, dita através de sua mais famosa criação, o Calvin: certas coisas que acontecem conosco são ou cruéis, ou aleatórias e em qualquer um dos dois casos é difícil manter a paz de espírito.

Nossa relação com Deus e o Destino é complicada e atrocidades como essa não ajudam. Conheci um padre que diria que o crime não foi obra de Deus, mas dos homens. Mas Deus não é onipotente? Não foi ele quem criou o homem? No Antigo Testamento, Ele vivia botando a mão na massa, dividindo oceanos, escrevendo em pedras e exigindo sacrifícios. Parece que agora continuamos fazendo os sacrifícios, sem as vantagens da comunicação direta com Ele.

Não faltam livros, de diversas religiões, que dizem que Deus nos fala através de sinais. O que houve com Deus? Virou surdo-mudo? Sinais são coisas complicadas de entender e passíveis de interpretação equivocada. Quantos assassinatos não foram cometidos e guerras não foram travadas porque alguém acreditava que estava em missão divina? Estou cansado de tentar entender os sinais de Deus. Outro dia mesmo quase bati o carro ao olhar para um passarinho que voava de forma irregular. Esquisito? Com certeza. Sinal de Deus? Talvez. O que significava? Aceito sugestões.

E a morte do menino de seis anos? O que significa?

Não estou com raiva de Deus. Não adiantaria nada e acho que não mudaria os sentimentos dele em relação à raça humana. A raiva e a indignação natural que surge quando uma coisa dessas acontece é um sentimento natural, mas pouco produtivo. Talvez Deus não apareça pessoalmente com mais freqüência porque já tenha dito tudo o que precisava dizer: ama ao próximo como a ti mesmo.

Mas é que os criminosos que destruíram a vida do garoto já não deveriam ter amor próprio há muito tempo.

Um comentário:

  1. "Ama o proximo como a ti mesmo". Nao sei se isso é ironia ou sadismo divino... Provavelmente os dois. Mas que é impossivel, ah isso é! E pra que serve um mandamento impossivel?

    ResponderExcluir