sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Evolução

Os enlatados americanos evoluíram. Do Homem de Seis Milhões de Dólares e Automan para CSI e Law and Order a distância é grande. Se antes essas produções eram divertidas e descerebradas, passaram a ser divertidas e, com o perdão do adjetivo, inteligentes.

É fácil associar os americanos com produtividade e consumo, mas sempre hesitamos em lembrar o quão inteligentes esses capitalistas podem ser e, de uns tempos para cá, eles têm me surpreendido. Já comentei no blog que não podemos mais criticar Hollywood como antes, pois ela tem produzido muitos dos filmes mais ácidos e instigantes da atualidade. Basta olhar para o Oscar e ver o prestígio dado aos filmes do Eastwood e ao Último Rei da Escócia. Eastwood, que já beijou macacos nas telas do cinema, se deu ao trabalho de fazer dois filmes sobre uma mesma batalha, sendo que um deles aborda o ponto de vista do inimigo. Incrível. E a prova de que as coisas evoluem mesmo.

E coisa parecida tem acontecido na tela pequena. Com inspirações na filosofia, na ciência (e não na ficção científica) e na psicologia, séries como Lost, CSI, Law and Order, 24 e Criminal Minds têm conquistado o mercado americano, o mundo e a mim.

Minha última grata surpresa foi com o Law and Order – Special Victms Unit, que trata sobre crimes de natureza sexual. Os diálogos são interessantes, o clima denso e as discussões éticas e morais absolutamente brilhantes. Até hoje me pego pensando no episódio no qual um pedófilo se casa com uma moça cuja doença a deixa com aparência de menina de quinze anos. O cara pôde dar vazão ao seu distúrbio sem quebrar a lei! É de dar nó na cabeça.

Nunca botei fé no seriado porque pensei que o tema não oferecia muita variedade. Achei que seriam investigações sobre um caso de estupro após o outro. Ledo engano. A sexualidade é um dos mares mais profundos e pouco navegados da alma humana e o que não falta é coisa interessante para dizer sobre o assunto. Coisas interessantes, bizarras, perturbadoras e emocionantes. Não é o mais divertido dessa safra nova de seriados, mas é um dos mais, está aí a palavra de novo, inteligentes.

2 comentários: