sábado, 7 de abril de 2007

A vida não tem segredo

A essa altura você também já deve estar sabendo do Segredo que, por sinal, não é muito bem guardado. Se não sabe, aqui vai uma pequena recapitulação: O Segredo é o mais novo fenômeno de auto-ajuda que está tomando conta do mundo, um blábláblá com pitadas de física quântica que não passa de uma atualização do discurso do livro A Força do Pensamento Positivo, da década de cinqüenta ou sessenta (não lembro e isso aqui também não é enciclopédia – se tiver interesse, dá uma pesquisada).

Basicamente, O Segredo diz que basta querer que você consegue, o Universo dá de presente para você. Não precisa de esforço, não precisa de sorte, não precisa de um país com oportunidades iguais e uma melhor distribuição de renda: e só pensar positivamente. Se um indigente da Somália acreditar pra valer que pode ser o presidente da Coca-Cola até o final do ano, ele vai conseguir. Só tem uma pegadinha: tem que acreditar de verdade e não pode duvidar de jeito nenhum. Se duvidar, nem que seja por um segundo, não ganha.

Posso passar horas dando exemplo e mais exemplo do absurdo que é essa teoria, de várias formas. Podemos pensar, por exemplo, na situação inversa: o que dizer das pessoas que tiveram sucesso, mesmo sendo pessimistas e não acreditando nelas mesmas? Veja o caso recente da Hale Berry, que tentou suicídio apesar de ser linda, talentosa (com Oscar e tudo) e milionária. Ela acredita ser um fracasso, mas, apesar desse pensamento negativo, o universo material dela vai de bom a melhor. E o Bill Gates? O pensamento dele era vender o Windows para a IBM. O plano dele deu errado e o fato de ter dado errado transformou-o no homem mais rico do mundo... E etc.

Também dá para discorrer sobre a credulidade do ser humano e a necessidade que temos de acreditar em alguma coisa. Especialmente quando a recompensa não requer muito esforço, especialmente quando é aquilo que queremos ouvir. Dá para falar sobre o isolamento dos tempos modernos, do materialismo como fonte da felicidade, do fato de que livro de auto-ajuda ajuda mesmo é quem escreve e, enfim, de uma porção de outras coisas, mas o problema com a filosofia por trás de O Segredo é outro.

O problema é que, apesar de ser uma bobagem sem tamanho, funciona. Ou pode funcionar.

A vida é muito mais complicada que o que O Segredo propõe, sem dúvida. Mas acontece que, simplificar a vida é uma forma de ser feliz. Se uma pessoa traça objetivos pessoais e os persegue, se afasta pensamentos negativos e se busca uma postura positiva e alegre diante da vida, é bem provável que ela seja mais feliz. Não discuto isso. Mas isso é óbvio, não é segredo nenhum e já foi dito antes por milhares de pessoas, de milhares de maneiras diferentes. Mas, pelo visto, as pessoas só vão dar credibilidade ao fato se ele vier disfarçado de filosofia moderninha.

Quando tenta sair do lugar-comum do pensamento positivo, a teologia de O Segredo é medíocre e criminosa – ninguém vai se curar de doenças ou ter o corpo perfeito só com mentalização.

Na verdade, o segredo mesmo é como é que alguém consegue reeditar uma coisa que todo mundo já sabe e ainda fazer esse sucesso todo.

3 comentários:

  1. Tá tudo errado.

    O Universo conspira sim, a nosso favor e basta desejar sem duvidar que nossos sonhos serão materializados e a felicidade permeará nossos objetivos alcançados.
    Quer ver meu exemplo?
    Eu estou desempregado a 4 anos e, desde então, não consigo absolutamente nada para me ajudar a pagar as contas. Então venho desejando muito obter um incentivo para conseguir trabalho.
    Por milagre, a vagabunda da minha ex-mulher me meteu um processo de pagamento de P.A. que me forçou a fazer trabalhos mínimos e humilhantes para ganha uma mixaria e dar tudo a ela senão eu seria preso.
    Resultado: estou trabalhando sem carteira assinada, sem garantias, sem ganhos fixo, sem futuro e, é claro, sem dinheiro.
    tenho outros exemplos para justificar a benevolência do Universo para com minha pessoa. Mas não vou desperdiça-los com alguém tão incrédulo como você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do comentario do Anonimo. Engracadissimo. Mas me parece que, no caso dele, o universo conspirou, sim, mas o universo esta do lado da ex-esposa!

    ResponderExcluir
  3. Esse lance de universo é engraçado. E os que faturam com isso são os que têm o universo ao seu favor. Mas se o nosso passo pela vida é tão curto, para que vamos dar nossos suados salários a escritores que não dizem muita coisa? Prefiro entrar em blogs... São mais baratos! hehehe

    ResponderExcluir