sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Oportunidades perdidas

Apesar do sucesso (ao menos estético) das recentes adaptações dos quadrinhos de Frank Miller, a verdade é que, de uma forma geral, a transposição dos quadrinhos para o cinema é um estudo de caso sobre oportunidades perdidas.

Não é de hoje que os quadrinhos têm apresentado idéias interessantes e inovadoras. E também não é de hoje que Hollywood tenta capitalizar em cima desse talento.

Os resultados nunca são tão bons porque os produtores de Hollywood acham que entendem mais de entretenimento do que os autores originais e misturam conceitos.

Acham, por exemplo, como muita gente acha, que quadrinhos e videogame são a mesma coisa. Não são. Hoje em dia, as duas mídias desafiam quaisquer pré-definições, mas ainda são esteticamente muito diferentes uma da outra: Tomb raider e From Hell não poderiam ser mais diversos e, no entanto, são tratados como se fossem a mesma coisa.

Robert Rodriguéz já provou que um pouco de respeito com o material original é um bom caminho para a produção de filmes interessantes, visualmente diferentes e com boa receptividade.

O mais recente exemplo de uma boa adaptação dos quadrinhos é 30 Dias de Noite, que já está em cartaz e conta o pesadelo dos moradores da pequena cidade de Barrow, no Alasca, que têm de repelir uma invasão de vampiros durante o inverno (quando o sol se põe e só volta a nascer depois de trinta dias).

Curiosamente, 30 Dias de Noite é também um bom exemplo de mais uma oportunidade perdida porque, apesar do filme ser divertido, o quadrinho ainda é mais interessante.

No filme, o diretor erra a mão nos vampiros e no timing de algumas cenas, mas, respeitosamente, resiste á tentação de mexer demais na história e o resultado final proporciona uma diversão interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário