quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Sexo gratuito não tem preço

Por força dos meus hábitos de entretenimento, acabo circulando muito em sites americanos. Alguns muito interessantes, outros nem tanto, mas todos apresentam uma característica cultural interessante.

Nas críticas de cinema, nas críticas de videogames e nas críticas de jogos de tabuleiro é muito comum ver os autores classificando qualquer cena de sexo ou referência a sexo como gratuita e desnecessária.

Até onde sei, sexo é necessário não apenas para a reprodução, mas para a liberação de endorfinas, alívio do estresse, gerar interações emocionais significativas e para deixar a vida mais interessante – se for gratuito, é ainda melhor.

Mas os americanos têm problemas em aceitar o sexo como um subproduto natural do entretenimento. Explosões, mortes, eviscerações e violência em geral são mais aceitáveis e raramente vistas como gratuitas, mas o sexo normalmente não é bem-vindo pelos críticos e pela parte hipócrita da população.

“Para que falar de sexo?”, eles perguntam. Nunca vi ninguém perguntar: “por que as vísceras do zumbi têm que estar despencando de sua barriga?”. E a resposta é a mesma para as duas perguntas: qualquer coisa que tenha vísceras de zumbis e sexo (não necessariamente ao mesmo tempo), fica mais divertida. Mas os americanos têm dificuldades em ver sexo como diversão.
Essa perspectiva não é absoluta e vem mudando a passos largos, uma vez que a produção erótica associada ao entretenimento está aumentando no mundo todo, inclusive nos Estados Unidos – e fazendo sucesso, inclusive nos Estados unidos.

Mas isso não me consola.

Acabo de comprar o jogo de tabuleiro do Beowulf, baseado no filme de James Cameron. O jogo está repleto de cenas do filme, mas não tem nenhuma foto da Angelina Jolie pelada (ela fica nua o filme todo). Nem um peitinho, nem uma bundinha, nem a boquinha carnuda – só uma silhueta distante, o que é um absurdo. Se você tem a oportunidade de mostrar a Angelina Jolie pelada, você mostra a Angelina Jolie pelada e pronto, sem discussão.

Recato é uma coisa, mas negar os peitos da Angelina é terrorismo moral. Vou devolver o jogo.

2 comentários:

  1. Apoiado! Ainda mais se não tiver o Beowulf pelado! Um absurdo! Quando for devolver, vou junto! Ora! Humpf!
    (risos)

    ResponderExcluir
  2. Agora fiquei interessado no filme... Acho que vou aproveitar a minha licença médica e ir ao cinema... vai ser bom pra minha saúde...

    ResponderExcluir