segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Teoria da proporcionalidade


Tudo de bom que acontece com você deveria te deixar triste. Por quê? Ora, porque tem outra pessoa sofrendo para que você possa estar feliz. É a teoria da proporcionalidade. E exemplos não faltam:
O loirinho azedo que está sendo violentado pela comunidade nazista do presídio está num sofrimento danado, mas a comunidade nazista está tendo prazer. E por falar em nazismo, você acha que Hitler ficou chateado quando tomou conta da Polônia?
É sempre assim. Um sofre e outro ri.
Para fazer um único rico na megasena é preciso que milhões de cordeirinhos esperançosos percam o seu dinheiro. Nesse caso, é um sofrimento pequeno – mas é o sofrimento de milhões. E além de perder o dinheiro, fica aquele sentimentozinho de inveja, que vai contribuindo para a úlcera.
E os eventos nem precisam estar relacionados. O ato terrorista na Inglaterra patrocina as bodas de ouro do vovô. É o equilíbrio universal mantendo as coisas matematicamente balanceadas para que o todo não acabe em uma explosão de anti-matéria.
Essa teoria é tão boa quanto a teoria do livro O Segredo que diz, basicamente, que você pode conseguir qualquer coisa que quiser se desejar bastante. E ela é tão boa quanto porque também é verdade.
O que o livro O Segredo não conta pra você, o segredo de O Segredo, por assim dizer, é que, se desejar algo muito bom para você mesmo, você estará também desejando algo muito ruim pára alguém.
Enfim, você acredita nessa teoria se quiser, mas estar avisado é estar preparado e, se eu fosse você, não andava por aí sorrindo à toa.
Feliz 2008.

2 comentários:

  1. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

    ResponderExcluir
  2. Teoria de O Segredo??? Coitado do Leibniz. Um dos maiores genios que jamais existiu, e uma das suas mais lindas teorias vê-se reformulada num livreco desses, e so lembramos de citar o livreco como fonte.... Ainda bem aue ele refuta a teoria. Para a refutacao, mais linda ainda, vide Leibniz, Confessio Philosophi.

    ResponderExcluir