quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Diálogo 2

Há muitos anos atrás, um sábio passava pela cidade de Brasília, quando foi abordado por uma pequena turba de deputados distritais:

— Ó, Sábio, precisamos da sua ajuda!

— Mas como sabem que sou sábio?

— Ora, pela barba branca e o cajado – responderam, em coro, os deputados distritais.

— Ah, sim! – exclamou o sábio, achando que ter comprado o cajado tinha sido... bem... muito sábio de sua parte, uma grande jogada de marketing.

E completou, em seguida:

— E como posso ajudar?

O deputado distrital mais velho explicou:

— Temos aqui dois amigos que não se falam mais. Estão bravos um com o outro.

— Se não se falam mais, é possível que não sejam mais amigos...

— Sim... Bom, o fato é que gostaríamos que eles financiassem nossa reeleição, mas, para isso, precisamos que eles voltem a se falar, pois o dinheiro só de um será insuficiente.

— E por que eles pararam de se falar?

— Um acusa o outro de que suas palavras são sempre mal-interpretadas.

O sábio ficou em silêncio por um longo tempo. Ele sabia que não adiantava um terceiro argumentar, pois eles também interpretariam as palavras do terceiro de acordo com sua vontade. E ele também sabia qual era o problema: um não confiava mais no outro. E o sábio também sabia (pois era bastante sabido) que a confiança, uma vez quebrada, só pode ser remontada com uma ferramenta especial, chamada humildade, que ninguém mais fabricava. Finalmente, o sábio falou:

— Podem procurar outras pessoas para financiar as campanhas de vocês!

— Quer dizer que eles nunca mais voltarão a se falar?

— Talvez sim, talvez não. Mas se um dia esses dois voltarem a ser amigos, eles terão suplantado seu próprio orgulho e terão atingido um nível de sabedoria maior que o meu. E isso significa que dificilmente eles cairão no papo-furado de um bando de deputados distritais.

2 comentários:

  1. Oiê! Venho sempre te visitar, mas só agora deixei um comentário. Adorei este texto. É uma luta diária enfrentar o orgulho e passar por cima dos problemas e da fraqueza humana em prol de uma causa maior,o amor. A gente chega lá! Bj grande para toda a família.

    ResponderExcluir
  2. Oi Zinho,
    Tô longe, mas continuo te lendo, viu? Adoro os seus textos... Bj Nágila

    ResponderExcluir