sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Politicamente Incorreto

O termo “politicamente correto” é uma contradição em si mesmo. Se é político, dificilmente vai ser correto. O Aurélio que me perdoe, mas, no Brasil, político é aquele que consegue o que quer e ainda agrada o outro, quase sempre sem se preocupar muito com o que é correto.
Quando falamos que alguém é muito político, estamos querendo dizer que a pessoa tem habilidade de negociação, que ele consegue cumprir seus objetivos sem criar atrito. O preconceituoso politicamente correto é aquele que consegue continuar sendo preconceituoso sem ofender ninguém. Termos e ações politicamente corretas são formas de disfarçar o preconceito para que ele continue caminhando entre nós, sem ser reconhecido.
O empresário pode chamar preto de afro-descendente e continuar não contratando. O porco capitalista branco é o animal mais político que existe. Trazer as discussões sobre racismo, preconceito e injustiça para o campo da política é levar a luta para o terreno do adversário.
Os partidários do politicamente correto dão, a todo momento, provas de que não estão familiarizados com as armas que decidiram usar. Recentemente participei de uma discussão para a produção de um folder sobre saúde e prevenção nas escolas, com foco no jovem e no adolescente. Argumentei que, se quiséssemos nos aproximar do público, teríamos que abandonar o politicamente correto. Em tese, a turma concordou, mas já era tarde, o politicamente correto já havia tomado conta do grupo – o inimigo estava infiltrado em nossas fileiras.
O resultado é que os jovens da tirinha não podiam dizer nada que fosse depreciativo ou supostamente depreciativo como, por exemplo, a palavra “Mané”. Não podiam ironizar nada e nem dizer coisas de duplo sentido. Não podiam se comportar de maneira tola, fazer caretas e nem peidar e arrotar. Não podiam, enfim, ser jovens. No fim, demos um jeito, mas o material correu o risco de ficar politicamente correto e totalmente inadequado. Falso.
Sugiro que abandonemos os eufemismos e falemos a verdade. Muito mais pessoas ficarão ofendidas, mas as discussões que virão serão mais importantes e as propostas de mudança, mais ousadas. Ser politicamente correto é a maneira mais fácil de deixar tudo como está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário