terça-feira, 22 de novembro de 2005

Negociação

Algumas pessoas têm uma interpretação bastante ampla sobre o significado da palavra negociação. Para elas, negociar é sempre uma opção contanto que tudo permaneça do jeito que elas querem. Ainda para elas, as palavras flexibilidade e concessão não teriam lugar em uma mesa de negociação.
Essas pessoas não percebem que são intransigentes, pois têm o hábito de ouvir os outros e consideram isso o suficiente para assegurar-lhes um espírito democrático. Eventualmente, elas até mudam de idéia frente a uma boa argumentação.
Mas mudar de idéia frente a uma boa argumentação não é ser democrático. É bom-senso – e nada impede que alguém intransigente e cabeça-dura tenha também bom-senso.
O verdadeiro negociador, aquele que se apropriou do espírito da palavra, consegue ceder mesmo sem concordar, mesmo sem mudar de idéia. O bom negociador sabe que tem que dar para receber alguma coisa. O negociador não quer sentar em uma mesa e sair com tudo, ele quer sentar-se na mesa e sair com lucro, mas ele sabe que terá que deixar alguma coisa em troca.
Um comerciante que fica com todo seu dinheiro e não te dá nenhum produto, não fez um negócio com você – ele te roubou. Fico com a impressão de que quem senta em uma mesa para negociar sem a menor disposição de abrir mão de nada também não está sendo honesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário