quinta-feira, 18 de maio de 2006

Decifra-me ou te devoro

Assim como o livro, um certo mistério ronda o filme O Código da Vinci. De forma completamente pretensiosa, revelo, aqui, como será o filme antes de assisti-lo.

OS HERÓIS
O QUE PODE DAR CERTO: Tom Hanks. Carismático e bom ator (uma coisa nem sempre está junto da outra), ele tem tudo para ser o Robert Langdon que você sempre sonhou.
O QUE PODE DAR ERRADO: Sua coadjuvante é bonitinha e é francesa. Será que é mais que isso?
O QUE PROVAVELMENTE VAI ACONTECER: Tom Hanks vai carregar o resto do elenco nas costas. Não será brilhante, mas será o suficiente.

OS VILÕES
O QUE PODE DAR CERTO: O assassino albino é um personagem marcante. Pode roubar a cena.
O QUE PODE DAR ERRADO: No livro, todos os vilões são meio caricatos, como nos filmes de James Bond da década de setenta. Se o diretor não tomar cuidado, podem ficar meio ridículos.
O QUE PROVAVELMENTE VAI ACONTECER: Os vilões irão alternar bons e maus momentos, mas o gostinho do exagero ficará na sua boca quando sair do cinema.

A TRAMA
O QUE PODE DAR CERTO: A investigação é envolvente e o livro tem um bom ritmo, alternando cenas de ação com momentos de investigação.
O QUE PODE DAR ERRADO: Os produtores esquecerem que o forte de O Código da Vinci é a ficção científica (as ciências são, no caso, a simbologia e a história da arte). Se tentarem fazer um filme de ação, será formulaico e banal. Tirando a parte científica, a história do livro é cheia de clichês e é previsível. Outro risco é o dos produtores acharem necessário mudar um pouco a trama, já que o livro é muito conhecido – se isso acontecer, será um desastre.
O QUE PROVAVELMENTE VAI ACONTECER: Não vai dar para entrar nos detalhes filosóficos e históricos essenciais ao tom de veracidade da trama e as cenas de ação vão ocupar um espaço maior que o necessário. Quem não leu o livro vai ficar sem entender porque um negócio tão absurdo e obviamente mentiroso deu calafrios na igreja.

A PARTE TÉCNICA
O QUE PODE DAR CERTO: Praticamente tudo. Som, fotografia, trilha, montagem. Vai ser um show.
O QUE PODE DAR ERRADO: Quase nada, mas vai faltar criatividade. Seria mais legal ver um Brian de Palma ou um Quentin Tarantino na direção.
O QUE PROVAVELMENTE VAI ACONTECER: Tomadas grandiosas e vários closes do rosto do Tom Hanks fazendo cara de inteligente se alternarão. O clima geral vai ser bem agradável.

O RESULTADO FINAL
O QUE PODE DAR CERTO: O filme vai arrebentar nas bilheterias, podendo até mesmo ganhar algum prêmio técnico no Oscar. Você vai sair do cinema satisfeito e vai adorar comentar com os amigos as inconsistências da trama.
O QUE PODE DAR ERRADO: Os católicos podem perder a paciência e sair no meio. A bilheteria ser boa, mas nem tanto e pouca gente vai comprar a edição especial em DVD que sairá no Natal.
O QUE PROVAVELMENTE VAI ACONTECER: O filme vai ser muito parecido com National Treasure, do Nicholas Cage, só que ambientado em Paris e com temas religiosos. As argumentações mais consistentes do livro não serão bem traduzidas para a tela e a fragilidade da história ficará mais evidente. Mas você vai assistir e não vai achar que jogou dinheiro fora. Daqui a dois anos será cogitada uma continuação, baseada no livro Anjos e Demônios, mas é possível que Tom Hanks não aceite reprisar o papel.

Um comentário:

  1. Eu nunca perderia meu tempo lendo um livro desses, mas o filme eu encarei, de pura curiosidade, e porque eu nao pago entrada no cinema. Para ser curto e grosso: uma merda!

    ResponderExcluir