quinta-feira, 11 de maio de 2006

Histórias reais do mundo virtual

Tobb Plier é um soldado americano das Forças Especiais. Ele é, na vida real, o que muitos fingem ser enquanto jogam videogames. Talvez por isso, quando joga videogames, Tobb gosta de fingir que é alguém comum. Seu jogo preferido é Another Life, simulação de uma cidade, com uma comunidade virtual, onde seu personagem é um pacato corretor imobiliário.

Mark Gold, talvez influenciado por seu sobrenome, troca dinheiro virtual por dinheiro de verdade. Ele, com o auxílio de um exército de bots (programas que simulam jogadores), acumula o dinheiro dos principais jogos online e vende, no e-bay, para jogadores que têm preguiça de juntar riquezas no mundo do jogo. Mark Gold está milionário.

Kim Jeoun é um coreano que faleceu após passar mais de quarenta horas ininterruptas sentado à frente de seu computador jogando um RPG online. Seu corpo entrou em colapso. Adorado pela comunidade virtual, sua morte foi sentida por centenas de jogadores, que promoveram um funeral dentro do mundo do jogo. Às 18:00hs (horário do reino de Tamriel), na colina de V’laferndall, elfos, troggs, anões, gigantes e até mesmo ogros juntaram-se em um simbólico minuto de silêncio em homenagem à Lady Shiva, a druida guerreira, personagem de Kim.

Marcos Barbosa é diretor corporativo de uma multinacional com mais de 15.000 funcionários. Usa terno e gravata todos os dias e trata a todos no ambiente de trabalho com firmeza e austeridade. Em seu perfil do Orkut, podemos vê-lo fantasiado de Batman, em um local não identificado e verificar que ele participa das comunidades “Os Reis da Suruba” e “Eu Amo o William Bonner”.

O RPG online mais vendido no mundo (World of Warcraft) é o que tem o maior suporte para que se jogue sozinho, sem precisar interagir com outras pessoas. Curioso, quando o propósito de um jogo online é justamente interagir com outros.

Patrícia Calman descobriu que seu namorado a traía com outra. Indignada, terminou tudo, em um e-mail colérico. Patrícia Calman nunca esteve pessoalmente com este namorado, cujo nome era Arthur Kruegger e mora em Munique. Todo o relacionamento entre os dois foi construído por intermédio de comunidades virtuais, e-mails e msn. Apesar disso, o sexo entre os dois era ótimo e patrícia o amava profundamente.
Dominiquea Lizt, participante de um jogo de guerra online, calculou que seriam necessários cerca de 800 jogadores de alto nível em um ataque coordenado, para matar o Rei Khronos, avatar do jogo controlado pelos produtores do game e responsável por distribuir as missões para os jogadores e dar o andamento da história. Sem que os desenvolvedores do jogo tomassem conhecimento, ela orquestrou um golpe de estado virtual, conseguindo a adesão de mais de dois mil jogadores do mundo todo. Com o avatar destruído, os produtores perderam o controle do jogo. Eles poderiam ter criado um novo avatar (desta vez invencível) para dar continuidade a seus planos, mas preferiram reconhecer que o golpe foi legítimo e bem executado. Este servidor do jogo é agora controlado pelos jogadores, que estabelecem as regras, a missão e a estrutura econômica virtual. Dominiquea foi nomeada como a primeira presidenta do servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário