sexta-feira, 16 de junho de 2006

Imprensa Criativa

Sempre tive uma certa birra com a imprensa brasileira que, me parece, às vezes valoriza mais seus próprios interesses que os fatos. Isso é relativamente comum e a gente precisa aprender a conviver com essa parcialidade, mas na Copa do Mundo isso passou dos limites. Ou, pelo menos, do meu limite de aceitação.
O problema é maior na imprensa escrita. Não é nada muito grave, mas é irritante. O que acontece? É o seguinte: a seleção brasileira se isola, falando com toda a imprensa apenas em momentos específicos. Está cada vez mais difícil conseguir uma exclusiva ou depoimento inédito, normalmente reservado às TVs, por conta de sua maior audiência. Além disso, existe uma pressão muito grande das redações para a produção de notícias, em uma seleção onde acontece tudo com o Ronaldo, mas muito pouco com o resto do grupo. Resultado: os jornalistas estão inventando. Ou, no mínimo, distorcendo.
Para evitar que exatamente a mesma notícia saia em todos os jornais, as aspas tem sido editadas além do bom-senso. Tudo bem que o resultado final, na maioria dos casos, é próximo do sentido original da frase, mas, para mim, isso não é suficiente. O que espero do jornalismo é precisão e não generalidades.
Vamos aos exemplos. O Globo de quarta-feira afirmou que o Kaká reclamou da falta de movimentação do Ronaldo. É verdade que o Kaká reclamou da falta de movimentação na frente, mas nunca citou nomes. Ou seja, Kaká estava, na pior das hipóteses, reclamando do Ronaldo e do Adriano e, na melhor, falando do “quadrado mágico” em geral. O jornalista pode supor que ele se referia ao Ronaldo, mas não pode creditar a frase ao Kaká. Hoje, no Correio Brasiliense, li que o plano B do Parreira é colocar o Robinho ou então mudar o esquema tático, colocando o Juninho Pernambucano, palavras do próprio Parreira. Mentira. Na entrevista, Parreira fez menção a um plano B, mas não falou qual era. Por que o restante da imprensa não pode ser como o Fernando Calazans, que consegue separar claramente o que é sua opinião e o que são fatos concretos? Faz toda a diferença do mundo.
Ainda bem que tenho a alternativa da ESPN Brasil, que, em vez de inventar notícias, reclama, honestamente, da falta de assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário