segunda-feira, 21 de maio de 2007

1.000

O milésimo gol do Romário (que finalmente saiu) é muito mais importante para o Romário que para o Futebol. Foi uma festa bonita, mas o carimbo de mil gols existe apenas para satisfazer o ego do baixinho, os acompanhantes de suas bravatas, o Eurico Miranda, assessores de marketing loucos por símbolos e uma mídia sedenta por notícias sensacionais, mesmo que não sejam nem um pouco sensacionais.

Os mil gols de Pelé foram importantes e surpreendentes porque ele foi o primeiro. Ser o segundo também é legal, mas não é uma notícia comparável. É mais uma conquista pessoal que qualquer outra coisa.

Mas que fique claro: o Romário é um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. E se tivesse feito mil, novecentos ou quinhentos e dois gols, isso não mudaria. Deixo aqui registrada minha reverência à carreira do baixinho, independente dessa bobagem dos mil gols – que quase o deixa mal com a torcida do Vasco e, não fosse um súbito acesso de humildade, poderia ter acabado mal. Ter aceitado São Januário como palco do milésimo, contra um adversário cooperativo (o Sport) foi uma decisão inteligente.

Agora, a emoção do Romário em beijar a bola e celebrar o gol foi genuína e mostra que ele é realmente um dos últimos craques ainda em atividade. Pois se engana quem acha que o craque sabe apenas jogar bola. Quem joga bola com muita competência é profissional, mas o craque precisa ir além da competência. O craque precisa apaixonar – e ser apaixonado – precisa envolver, encantar, fazer o mundo girar em torno dele. Precisa nos fazer acreditar que o que o faz descer em campo é algo muito maior que o marketing e o dinheiro – mesmo em um momento criado exclusivamente pelo marketing.

Os "craques" brasileiros modernos, criados em cativeiro e longe de seu habitat natural, como Cacá e Ronaldinho Gaúcho, preferem empolgar preferencialmente a quem os paga. Já Romário (como Zico e Maradona, só para citar alguns exemplos recentes), mesmo em franco final de carreira, ainda consegue empolgar a qualquer um que goste de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário