quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A Última Palavra

É da natureza humana querer ter a última palavra. Em qualquer discussão, mesmo nas mais frívolas, ter a última palavra dá um certo prazer... Uma euforia inexplicável. Nada é mais recompensador para o ego que deixar alguém sem palavras – e depois sair da sala, antes que a discussão continue e, principalmente, antes que o interlocutor descubra um argumento mais convincente que o seu.

Mas é importante que a gente controle esse instinto para não cometer atrocidades, especialmente quando se tem o poder de dar a última palavra. Como já diria o tio do Homem-Aranha: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Policiais, juízes, chefes e a minha esposa, todos podem facilmente dar a última palavra, simplesmente usando da autoridade que lhes foi investida. Aí o que vale não é a força do argumento, mas a força da instituição. Ou, no caso da minha esposa, a força física mesmo.

Agora, curioso mesmo é quando você coloca alguém disposto a dar a última palavra discutindo com um outro alguém com a mesma intenção. Um encontro desses pode levar dias e nunca acaba bem. Pode acabar em pancadaria ou guerra nuclear, 50% de chance para qualquer das opções.

O prazer que a palavra final propicia em pequenas doses é, na verdade, uma ilusão. A busca pela palavra final é, historicamente comprovado, o princípio gerador do lado negro da Força no Guerra nas Estrelas. É a isca que leva um sujeito desavisado a cometer uma maldade ou uma injustiça.

E somente quem se dedica muito a ter a última palavra consegue usar a última palavra definitiva: o silêncio.

2 comentários:

  1. Zinho, este post me fez lembrar uma frase que li em uma camista(sabedoria popular): "-Eu não quero ter razão, eu só quero ser feliz".Rá! Bj grande.

    ResponderExcluir
  2. Fazem anos que estou treinando pra ter a ultima palavra!

    ResponderExcluir