terça-feira, 7 de outubro de 2008

O chapéu

No desenho animado da Disney A Família do Futuro tem um vilão que não é um vilão. Quem é mau mesmo é o chapéu dele; o pobre é apenas manipulado pelo próprio chapéu. Trata-se, possivelmente, do vilão mais deprimente dos desenhos animados: suscetível, burro, solitário e miserável. Um fracassado que só é vilão por falta de alternativa.

O curioso é que o contrário também acontece: alguém improvável pode virar herói pela simples falta de alternativa. O exemplo mais claro disso é o Lula. Ele é o bizarro do vilão da Família do Futuro, o seu oposto.

A motivação do chapéu do Lula talvez seja diferente. Quem o está manipulando não quer saber de vingança – quer saber é de poder e de manter o status quo (fora o churrasco e uma cervejinha que ninguém é de ferro). Dependendo da personalidade do chapéu, nossa vida pode tomar rumos bem diversos – do vilão deprimente ao presidente adorado (E, nem por isso, menos deprimente).

Sei que hoje em dia a vida não deixa a gente parar pra pensar, mas pense nisso mesmo enquanto faz outra coisa: ultimamente, quem está sendo o responsável pelas suas decisões, você? Ou o seu chapéu? Se você refletir de verdade sobre isso, pode ser que se assuste com a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário