quinta-feira, 17 de junho de 2010

Argentina

Perguntaram-me porque não botei a Argentina na minha lista de favoritos a levar o caneco desta Copa. É que eu sempre me esqueço da Argentina, afinal, apesar do bom futebol, a seleção Argentina ainda não tem nenhum título mundial. Em 78, a Copa foi meio roubada e, em 86, quem ganhou foi o Maradona, que vai morrer achando que é melhor que o Pelé (que não ganhou suas Copas do Mundo sozinho, mas foram três...).

Inclusive, só lembrei novamente da Argentina porque minha filha viu o Maradona na televisão e perguntou quem era aquele baixinho gordinho que ficava beijando os outros jogadores. Ela achou que era tipo um palhaço para animar a torcida por causa do gestual exagerado e das caras e bocas. Não tinha me tocado o quanto o Maradona tinha ficado ridículo. Ele sempre foi caricato, arrogante e personalista – bem parecido com o Dunga nesses quesitos, somando inclusive, mais uma semelhança: são dois ex-jogadores sem experiência alguma assumindo as seleções de seus países. Mas existem diferenças: o Dunga está a vários níveis abaixo do Maradona no quesito futebol e vários níveis acima no quesito profissionalismo, já que o treinamento do Maradona se resume a dar folgas para os jogadores e adulá-los na frente da imprensa com beijos, abraços, elogios e olhares carinhosos.

O Messi joga muita bola – é talvez o jogador mais excepcional da atualidade. E a Argentina ainda tem alguns outros jogadores que fazem muita diferença como o Tevez, o Milito, o Masquerano e até o velhinho Verón. Além disso, os argentinos contam com a sua tradicional raça e a presença do Maradona no banco, animando a torcida e assustando as crianças, com o seu jeitinho bizarro e simpático ao mesmo tempo.

É uma das favoritas ao título, sim, ainda mais em uma Copa com apresentações tão irregulares. Tem boas chances de ser campeã de verdade pela primeira vez.

Um comentário:

  1. O Maradona ficou muito gay. No final da primeira partida ele entrou no campo, abraçou forte todos os jogadores, depois chegou para o Iguaim (se não me engano), segurou por trás da cabeça dele, olhou bem fixo nos olhos dele e disse: usted és lindo! Não estou zuando não, foi isso mesmo que ele disse, conforme a leitura de lábio da reportagem da Globo... Patético esse cara! No fundo, acho que ele está lá de bonecão, só pra animar a galera mesmo. Deve ter alguém comandando o time na surtina, por debaixo dos panos...

    ResponderExcluir