terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Personal Inteligence Agent

Assim que sobrar um dinheirinho vou contratar um espião. Meu personal inteligence agent. Pode ser um agente da CIA, do MI5, qualquer especialista em conseguir informação, pois cheguei à conclusão que minha vida seria outra se eu tivesse a informação correta para o momento correto.
Desde que nascemos a sociedade se ocupa em plantar desinformação em nossas cabeças. Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e o bicho-papão não passam de táticas diversionárias, estratagemas para nos fazer olhar para o outro lado enquanto a verdade passa pelo outro, na ponta dos pés.
Imagine como sua vida seria mais interessante sem o Papai Noel. Afinal, acreditamos no bom velhinho justamente no auge da nossa influência sobre nossos pais, quando podemos usar armamentos pesados como a birra e até armas químicas, como cocô e xixi em locais inadequados, para fazer com que os parentes cedam a qualquer desejo nosso. Ficamos gastando energia para não comer verdura quando, na verdade, poderíamos estar fazendo todo tipo de chantagem emocional para conseguir o kit mergulhador do Falcon (pode rir, tenho mais de trinta anos). Mas, por causa do Papai Noel, além de não termos um alvo preciso para nossos apelos, somos coagidos a nos comportar direitinho.
E a primeira transa? Tudo que eu precisava naquele momento era um pouco mais de informação. A missão foi concluída com êxito (e, porque não dizer, com êxtase), mas um diagrama preciso da localização do clitóris teria sido fenomenal. E saber que a pronúncia certa era clitóris e não clítoris também não teria sido mal.
Hoje, continuamos desinformados apesar da Internet, da TV, do rádio, do celular e dos anúncios publicitários. No meio disso tudo, achar a informação correta e necessária é como encontrar o Wally, uma tarefa que requer paciência e visão acurada. E não ando tendo nem um nem outro. Só isso pode explicar o fato de me ter passado desapercebida toda essa confusão das charges até hoje. Que coisa. É claro que vai ter crônica amanhã sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário