quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Trocando de frases

Finalmente achei uma frase capaz de substituir a terrível "o importante é competir".

Atribuída ao Barão de Coubertin, a frase acabou se tornando o lema de perdedores por todo o mundo, e serve como um consolo de quinta categoria para aquele que se esforçou, mas não ganhou. E é mentira. Porque nenhum atleta vai para a Olimpíada apenas para participar da festa (com a possível exceção do único representante de Burkina Faso). Assim como ninguém participa da vida só pra curtir a paisagem (com a possível exceção do meu cunhado). A gente quer vencer – e a derrota tem um gosto amargo e triste, especialmente se houve esforço para evitá-la.

Conformar-se com a derrota é bobagem – o segredo está em não se abater com ela. A derrota não é o fim do mundo e ela também não significa que o seu empenho foi em vão. Mas como resumir isso em uma máxima que faça sentido?

Eu estava trabalhando intensamente nisso quando o matemático e desenvolvedor de jogos Reiner Knitzia passou à minha frente (o babaca!): "The goal is to win, but it is the goal that is important – not the winning.

Algo como: "O objetivo é vencer, mas o que importa é o objetivo – e não a vitória".

Agora sim, pois o máximo que podemos exigir de nós mesmos é que nos empenhemos para alcançar nossos objetivos. O importante é o esforço, é querer chegar lá – a vitória é conseqüência e, quase sempre, não depende de nada que a gente possa fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário