segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Onde estás que não responde

Uns dias atrás fiquei muito impressionado ao constatar o tanto que as pessoas entendem pouco sobre ética. Pensei comigo mesmo: não é possível que tanta gente esteja enganada - deve ser eu que estou vendo coisas onde não tem.

Mas ainda bem que não costumo me dar ouvidos (meus conselhos para mim mesmo sempre são péssimos), pois, mais tarde, tive a epifania: ninguém gosta muito de pensar sobre ética quando está sendo antiético. Comportamento humano básico: se alguém concorda comigo, eu devo estar certo. Se muita gente concorda comigo, devo estar certíssimo - como já pensava Hitler.

A ética não está na opinião dos nossos amigos.

Mas onde ela está? Ainda não descobri, mas assim que chegar a uma conclusão, posto aqui. Ultimamente tenho tido muita oportunidade de pensar a respeito do assunto.

Um comentário:

  1. A resposta esta na sua frase: "ninguém gosta muito de pensar sobre ética quando esta sendo antiético."

    ResponderExcluir