segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Death Note

O que você faria se tivesse o poder de matar sem ser punido? Essa é a premissa por trás de Death Note, um mangá japonês que virou frisson nos EUA e que também virou Anime. Para os não-iniciados, mangá é história em quadrinhos e anime é desenho animado em japonês.

Um demônio perde um caderno na Terra e esse caderno tem o seguinte poder: toda pessoa que tiver o nome escrito nele irá morrer. Quem escreve precisa ter o rosto da pessoa em mente, ou o caderno não funcionará (isso evita que homônimos sejam assassinados sem querer). O assassino pode ir mais além e escrever também a causa da morte e detalhar as circunstâncias em que a morte vai acontecer.

O detalhe é o seguinte: o caderno vai parar na mão de um menino que decide matar apenas criminosos. E a próxima questão é: as pessoas vão considerá-lo um criminoso também - ou um herói?

Há alguns anos cultivo um roteiro parecido para um livro. Chama-se O Assassino Simpático. A idéia é um grupo de criminosos que mata apenas políticos corruptos e acima da lei. Gente como o Roriz ou o Renan (esses nomes são fictícios e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência). Confesso que não pensei em incluir demônios e poderes sobrenaturais na história, mas posso reconsiderar agora que já sei que, no mangá, fez sucesso.

Um comentário: