sexta-feira, 3 de março de 2006

Fantasias

Um amigo me contou, em uma conversa incidental, daquelas que não sabemos como começou e nem onde pode parar, que, certa feita, uma namorada disse para ele o seguinte:
— Prefiro que você me traia fisicamente que em pensamento.
— Por quê? – Ele perguntou, estranhando o raciocínio.
— Porque a imaginação é ilimitada.
A frase tem lá o seu efeito e sua lógica, mas, na prática, tenho cá minhas dúvidas. Uma coisa é querer matar alguém, outra completamente diferente é sujar as mãos de sangue. Contudo, se colocarmos minhas metáforas violentas de um lado e o exagero da namorada do amigo de outro, o que sobra é a constatação da moça de que a traição, em qualquer uma de suas formas, é algo desagradável. Mas, trair em pensamento é assim tão ruim?
Se o pensamento for um plano, uma meta ou uma obsessão tenho certeza de que é péssimo, pois a única coisa que separa essa idéia de sua concretização é a oportunidade. Mas se a traição estiver no terreno da fantasia, brincando entre o consciente e o inconsciente, não só acho que não é tão criminoso, como, me arrisco a dizer, deve ser normal e até saudável.
Fantasia, no relacionamento, é acessório. E não me refiro apenas às de enfermeira e de bombeiro que são vendidas nos sex shops (me contaram), embora essas também auxiliem nesse processo de falsa traição, onde todo mundo finge ser o que não é e imagina o outro como se fosse... Bem... Outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário