domingo, 4 de março de 2007

Babel

Acabei de assistir ao filme Babel da maneira mais apropriada possível. Em um DVD copiado no Paraguay (ou em Taiwan, tanto faz), com legendas que misturavam português de Portugal, espanhol e muita criatividade.

Como o filme trata justamente da diversidade de culturas, de línguas e da insanidade resultante da globalização, nada mais adequado que dificultar ao máximo o entendimento da história. Veja bem que, neste caso, a cópia pirata do filme, contribui para a experiência multicultural que o filme propõe e é, portanto, plenamente justificada.

A experiência teria sido mais bem sucedida se o filme fosse um pouquinho melhor. Lento e previsível, Babel deve seu sucesso às sessões de auto-análise que a sociedade americana tem promovido através do seu cinema (normalmente financiando cineastas de outros países, para garantir o distanciamento e eticétera). Não se trata de uma porcaria, longe disso. Até me arrisco a recomendá-lo, especialmente se você estiver no clima para um pouco de entretenimento deprê, mas só se você já tiver assistido aos outros indicados do Oscar. Todos os outros – incluindo Happy Feet e o documentário do Al Gore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário