quinta-feira, 8 de março de 2007

Descontos

Capitalismo é o modelo econômico que é bom para uns e ruim para outros. Já o comunismo é quando é ruim para todo mundo, indiscriminadamente.

Brincadeiras à parte, acredito que a popularidade do capitalismo se deve ao fato de que a natureza humana não é flor que se cheire: temos um certo prazer doentio em levar vantagem sobre os outros. E é essa nossa pequena mania que acabará nos levando para os campos da degradação moral e para os vales da miséria ética. E, pelos meus cálculos, chegaremos lá depois de amanhã.

Enquanto isso, vamos às evidências. Por exemplo, o desconto. O que é o desconto? Um cabo de guerra psicológico entre vendedor e consumidor, repetido milhares de vezes por milhares de pessoas no mundo todo cujo único objetivo é a obtenção de uma vantagem.

Fosse o vendedor honesto e consciencioso, venderia seus produtos pelo menor preço possível, garantindo um lucro salutar sem prejudicar o cliente. Fosse o cliente menos pirangueiro, saberia aceitar um preço justo sem espernear. É uma visão pessimista do ser humano, mas são duas da tarde e ainda não almocei - dê um desconto, vai.

Enquanto escrevo, me vem à cabeça à famosa lei de Gérson, que ousou afirmar, em um comercial de TV que o brasileiro gosta de levar vantagem em tudo. Às vezes me pergunto se ele não tinha razão – o que explicaria toda a indignação que o comercial causou na época. Afinal, não existe ofensa maior que a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário