terça-feira, 13 de março de 2007

De mal a melhor

Ocorreu-me uma coisa: apesar das aparências, é possível que o mundo esteja, na verdade, melhorando.

Veja bem, não sou historiador, e talvez esteja enganado, mas me parece que, nos tempos antigos, a quantidade de gente oprimida era maior – e a opressão também era mais pesada. Roma, a Europa medieval, o Brasil-colônia, a índia ocupada pelos ingleses, o Japão feudal... Prefiro muito mais o meu Brasilzinho aqui, em 2007, mesmo considerando o Zé Dirceu e o Rio de Janeiro.

Alguém podia avisar lá na África pra moçada segurar as pontas. Tá melhorando, gente, tá melhorando.

Ou será que não?

Um comentário:

  1. Caro amigo, acho que é a primeira vez que não "disconcordo" de você. Aliás entro no ninguém perguntou só para "disconcordar". Muitas vezes me vejo fazendo uma enorme crítica e antes de enviar, fecho a janela. Mas com relação a esta sensação de que estamos melhorando: sim, no que diz respeito à questão da briga pelos direitos humanos e você e eu conhecemos muitos exemplos disso. Tenho um livro em casa, que conta a história do século XX da Argentina, acho que não é necessário ir tão longe, no século XX é que a mulher começou a votar, que a semana de cinco dias de trabalho foi implementada, que os direitos trabalhistas começaram a ser adotados, e uma série de mecanismos legais que fazem a sociedade ir melhorando aos poucos, mesmo que exista tanto a ser feito.

    ResponderExcluir