quinta-feira, 20 de março de 2008

Não é de hoje...

Hoje assisti a 10.000 A.C.

Ao que parece, tem uma história de amor e heroísmo em algum lugar do enredo, mas eu não estava prestando muita atenção nisso.

Interessei-me mais pelas profecias e pelo comportamento dos homens diante delas. O filme não deve ser baseado em fatos reais, mas, pelo pouco que me lembro das minhas aulas de história, essa coisa de viver e morrer de acordo com a vontade dos deuses tem certa veracidade... Muitos de nossos ancestrais construíram suas vidas em torno do misticismo, em torno de uma crença inabalável baseada nas informações que lhes eram disponíveis.

E surpresa: 12.000 anos depois e continuamos nos comportando do mesmo jeito. Hoje em dia, temos mais informação, mas não temos toda a informação (só achamos que temos). E é claro que atualmente somos muito mais egoístas e autocentrados, uma vez que não precisamos mais do resto da tribo para nos ajudar a caçar (podemos nos virar muito bem indo ao mercado).

Mas ainda morremos de medo de ter uma opinião diferente do resto do grupo. Ainda dormimos abraçados com nossos preconceitos e estamos prontos a tirar conclusões definitivas sobre situações das quais não sabemos a metade.

E continuamos a achar muito estranho quando alguém diz que o Xamã é só um velho bêbado. Ou que o Rei está nu.

É... Já contaram essa história várias vezes. Um dia a gente aprende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário