segunda-feira, 22 de agosto de 2005

Educação

Nesta semana tive a notícia que mais uma professora americana assediou o aluno. Dessa vez foi Pamela Rogers, de 28 anos, que teve relações sexuais quatro vezes com um menino de treze. Há alguns meses atrás foi Debra Lafave, de 24 que teve relações sexuais com um aluno de catorze – ao que tudo indica, em um carro em movimento dirigido pelo primo do rapaz, fantasia que muito adulto ainda não realizou.
Pamela conseguiu um acordo na justiça e vai ficar presa nove meses, além de perder a licença para dar aula. Debra ainda vai a julgamento e está alegando insanidade.
Só não entendi uma coisa. É crime?
Tá, tudo bem, entendo toda a história da relação de poder, da confiança depositada pelos pais, etc. Mas vamos ser sinceros. As duas são muito bonitas. Duas louras peitudas de olhos claros. Se fosse nos meus treze anos de idade e acontecesse comigo, seria uma recordação maravilhosa e não consigo achar justo alguém ir pra cadeia por fazer alguém feliz.
Qual é a opinião dos garotos? Eles se sentiram explorados ou satisfeitos? Será que a opinião deles não conta? Os psicólogos dizem que uma situação dessas pode causar danos irreparáveis ao menino. Será?
Se fosse um homem assediando uma menina, a gente não teria muita dúvida em condenar o cara – o sujeito é automaticamente um canalha. Mas com uma mulher o caso é diferente, não é? E se a mulher fosse feia? Aí também seria sacanagem com o moleque, claro. Mas aí será que o moleque iria querer e participar?
Pensamentos machistas, sociedade machista, cretinice, moral – em uma hora dessas todos esses termos ficam expostos como um fio desencapado, soltando faíscas por todo lado e, desculpe o trocadilho, deixando muita gente chocada sem muito motivo.
Olha, não vou tentar dizer o que é certo e o que é errado, até mesmo porque não tenho credencial nenhuma para isso, e, mesmo que tivesse, não saberia o que dizer. É só que, por mais que tente, não consigo deixar de ser brutalmente honesto: eu teria achado o máximo. E, se fosse com uma professora em particular que protagonizou mais de uma fantasia no passado, ainda teria sido carregado sobre os ombros e ovacionado em praça pública pelo resto da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário