sábado, 7 de março de 2009

De olho no Google

Todos sabem que um dia as máquinas ganharão consciência e se rebelarão contra os humanos. As evidências são inúmeras e todas elas bem documentadas nos filmes Blade Runner, Galactica, Matrix, O Exterminador do futuro, dentre outros.

Pois bem, toda vez que acesso o Google fico com a impressão de que consciência elas já têm – só falta a rebelião. Tá, consciência talvez seja um pouco demais, mas personalidade o Google tem de sobra. A começar pela arrogância quando corrige a gente. Basta trocarmos uma letrinha que ele, de forma absolutamente petulante, afirma "você quis dizer:...". E, para irritar, o Google normalmente está certo. Não tem nada mais irritante que um chato com razão.

Mas o que talvez você não saiba é que o Google também tem senso de humor. Veja só as coisas que ele me apronta quando eu uso a ferramenta de tradução para retraduzir alguns títulos de filme. Retraduzir? Mas o que vem a ser retraduzir? Ora, é pegar uns nomes de filme e traduzir do português para, sei lá, o malaio, depois para o indonésio, depois para o russo e de novo para o português e ver como ficou. Mas porque alguém faria isso? Ah, sei lá! Esse Google é doidinho de pedra.

Alguns exemplos: "O Poderoso Chefão" depois de passar pelo italiano, pelo japonês e pelo Indonésio vira "O Pai Todo Poderoso". Já "Contatos Imediatos do 3º Grau", quando submetido ao mesmo tratamento vira "Imediatamente foi até o 3º Grau". E mais:

- "O Último dos Moicanos" vira "As Pessoas nos Fundos dos Moicanos";

- "Uma Babá Quase Perfeita" vira "A Boa Enfermeira";

- E o meu preferido: "Cães de Aluguel" vira "A Editora" (na passagem do polinésio para o ucraniano algo saiu muito errado nesse aí).

Mas a prova de que o Google é mais do que aparenta está no seguinte: o filme "Sexo Erótico na Ilha do Gavião", não importa por quantas línguas passe (olha o trocadilho, olha o trocadilho), continua sendo sempre "Sexo Erótico na Ilha do Gavião". Tentei o chinês clássico, o prussiano, o tailandês e nada. Dá sempre (olha o trocadilho, olha o trocadilho) "Sexo Erótico na Ilha do Gavião". Se isso não prova que o Google é um tremendo fã dos filmes de sacanagem da Boca do Lixo paulista eu como (olha o trocadilho, olha o trocadilho) o meu chapéu!

Daí pra construir um robô de titânio maníaco homicida é um pulo.

Um comentário: