sábado, 21 de março de 2009

O curioso caso de Benjamin Button

Vamos tirar logo da frente o mais importante: "O Curioso Caso de Benjamim Button" é um filme melhor do que "Quem quer ser um Milionário?".

É mais ousado, criativo, original e interessante. Tecnicamente está pelo menos no mesmo nível, mas eu tenho que conceder que toda a parte de som (da edição à trilha sonora) de "Quem quer ser um Milionário?" é basicamente o melhor que se pode ter e é superior.

Mas Benjamim Button é um filme mais difícil, pois requer certa abstração por parte da audiência e, é preciso reconhecer, não é o que podemos chamar de filme divertido. Portanto, se você vai ao cinema pensando apenas em comer pipoca e dar uma relaxada, sugiro ver "Quem quer ser um Milionário?".

O "Milionário" é um filme pra ver com a namorada (mesmo que você seja casado com ela), "Benjamin Button" é pra ser assistido com a esposa (mesmo que não seja no papel). O filme indiano fala sobre paixão, o filme do cara que envelhece ao contrário fala sobre amor. Depois de ver o Milionário com certeza vai rolar uns beijinhos, pois o romantismo de filme vai mexer com os casais. Já no caso de Benjamim Button, se você se deixou levar pela história, vai rolar sexo.

Isso porque a mensagem de Benjamim Button é bem mais realista (a despeito da premissa fantasiosa do filme): a vida é difícil, imprevisível e muito curta, mas incrivelmente maravilhosa se você criar as suas oportunidades. O Milionário promove a esperança: fique tranqüilo, a vida pode parecer difícil, mas as oportunidades se abrirão para você – não desista. O Milionário fala sobre o sonho americano. Benjamim Button fala sobre a vida.

Os personagens de Benjamim Button são incríveis: nenhum deles, nem os figurantes, são unidimensionais. Há muito tempo eu não via um filme com um universo tão complexo e bem definido. No Milionário todos os personagens são estereotipados (alguns a extremo). O único personagem, digamos, complexo, é o irmão do protagonista – e ele é fundamental para o sucesso do filme e o envolvimento emocional que eleva o filme a algo mais que uma novela da Globo.

Em Quem quer ser um Milionário? os personagens permanecem com as mesmas características de crianças a adultos. Se não tivessem arrumado atores tão parecidos fisicamente, daria pra saber quem é quem só pelo comportamento. Em Benjamim Button, os personagens se transformam com o passar do tempo: amadurecem, envelhecem, cultivam alegrias, paranóias e inseguranças e são marcados pelas experiências boas e ruins. No Milionário, nem a tortura muda o jeitinho singelo do personagem principal.

Brad Pitt mostra mais uma vez que realmente não é só um rostinho bonito (filho da p...!) e, sem afetação, monta um personagem marcante.

Benjamim Button não é um filme perfeito. O ritmo é bom, mas poderia ser melhor e acho que a Kate Blanchet não está à altura de sua personagem (embora não comprometa) , mas enfatizo: não se deixe enganar pela maquiagem de Brad Pitt, trata-se de um filme com uma visão bastante realista e muito reveladora da raça humana.

3 comentários:

  1. Eu achei o Curioso Caso de Benjammin um filme normal. Nada demais. Fiquei surpreso quando fiquei sabendo da quantidade de indicacões para o oscar. Pra mim é era melhor maquiagem e só. Aquela parte que o personagem, apesar de velho de corpo, pega uma prostituta e manda ver umas 3 vezes não tem sentido nenhum. Achei o filme do Milionário melhor, apesar do final ter estragado todo o barato do filme. Não souberam finalizar, mas é um bom filme. Mas não é um clássico! Do oscar, achei que só valia a pena assistir esses dois... Esses filmes do oscar geralmente são um porre!

    ResponderExcluir
  2. Eu normalmente gosto dos filmes do Oscar. A não ser quando a parte política fala mais alto (Ou quando o filme é do Neil Jordan); Esse foi um ano bastante político (eleições, recessão). Mas acho que apesar disso os filmes foram interessantes. Vou tentar assistir ao Milk, vamos ver se dá...

    ResponderExcluir
  3. Raramente vou ao cinema, apesar de trabalhar num deles, e curiosamente assisti aos três filmes em discussão. Não gostei do Benjamin Button (longo demais, daria pra contar a mesma historia na metade do tempo: gordura demais pra pouca proteina...); gostei do "Quem quer ser um milionario" (acho que o filme é anglo-americano, não indiano) apesar do happy ending demasiadamente happy. Quanto ao Harvey Milk, o melhor filme dos três, de longe. O Sean Penn arrasa (coloca o Brad Pitt no bolso, o que, admito, não é dificil pra nenhum ator de verdade). Proximo filme (hoje a tarde tem promoção nos cinemas, vou paroveitar o preço baratinho!), Doubt. Adoro a Meryl Streep, e o Philip Seymour Hoffman tem talento saindo pelos ouvidos... Não tenho Duvida que vou gostar.

    ResponderExcluir