quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Limbo

Não confirmei a notícia, mas isso é coisa para jornalista sério que, como todo mundo sabe, não existe. Ou existe, mas já abandonou o jornalismo por decepção. De qualquer maneira, tudo indica que o novo Papa acabou com o limbo.

Aparentemente foi tudo um mal entendido qualquer, um concílio mal interpretado, uma encíclica redigida por um estagiário (ou coroinha). Enfim, acabaram com o limbo, que sempre foi uma das minhas argumentações clássicas contra a doutrina católica. Até aí tudo bem, pois o limbo não fazia muito sentido mesmo, mas, como bem lembrou o Nivaldo (um colega de trabalho cujo bom-humor é fruto de um eterno mau-humor), o que fazer com toda a turma que ficou no limbo todos esses anos?

Até onde sei, por lá ficaram milhões de índios e de criancinhas que morreram sem ser batizadas e talvez mais um ou outro desavisado (não lembro exatamente quais eram todas as regras para ir parar no limbo). Enfim, é menos um lugar para conhecer depois que tudo se acabar por aqui.

2 comentários:

  1. enquanto isso o papa manda HOJE para o inferno: as bichas, os que abortam, os têm relações pré-matrimoniais, os casais em segundas uniões, os que usam métodos contraceptivos artificiais...enfim, no céu só ele e alguns anjos assexuados.

    ResponderExcluir
  2. Religião é um dos meus assuntos preferidos. Amigos meus não entendem essa mania minha de discutir sobre religião, pois nunca da em nada. Mas é por isso mesmo que eu gosto. Nada como argumentar durantes horas a fio sem convencer nem ser convencido!
    Mas confesso (sem esperança de ser absolvido) que essa historia do Papa ter acabado com o limbo não me interessa nem um pouco. Uma perda de tempo enorme prestar atenção nesse ex-nazista. Ex?

    Esse padre Alfredo é padre mesmo? Se for, tome cuidado, senhor, que a excomunhão ainda existe. E agora que não tem mais limbo, os excomungados vão pro inferno diretamente. Comento que não gostei termo "as bichas", mas isso é detalhe de vocabulario. Porém, o Papa no céu é uma idéia absurda. Somente alguém com muita fé poderia acreditar nisso. Alias, se for pra ficar em companhia do Bento XVI, prefiro o andar de baixo, onde, segundo Dante, autoridade maxima em assuntos infernais, encontraremos Platão, Socrates e colegas de mesmo calibre. Ou como dizia um amigo meu, de maneira mais prozaica e menos pretenciosa: "eu vou pro inferno sim, mas pelo menos estarei com meus amigos."

    ResponderExcluir