segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Inocência

Certa vez, aos onze anos de idade, eu quebrei o vidro da sala da diretora do meu colégio jogando uma pedra nela (na janela, não na diretora). Minha intenção não era quebrar o vidro, mas apenas fazer a diretora sair na janela para ver o que estava acontecendo. Claro que, quando ela aparecesse na janela, eu já estaria a quilômetros de distância, rindo como um idiota. Mas as coisas não saíram conforme o planejado e o vidro espatifou-se. Levei um susto tão grande que não me mexi e, quando a diretora apareceu na janela, deu de cara comigo. Olhando para mim fixamente ela perguntou:

— Você viu quem fez isso?

Nesse momento aprendi uma lição importante na vida: não aparentar culpa é mais importante do que ser verdadeiramente inocente. Você pode escapar impune de qualquer coisa se sua cara de pau for grande o suficiente. Fica melhor ainda se você conseguir convencer a si próprio de sua inocência, mas só convencer aos outros já é suficiente.

Além disso, assumir um erro é algo que mostra um pouco de caráter, mas que, na prática, não leva a nada. Provavelmente fará com que você perca o emprego ou a esposa (ou o(a).......................................... - favor inserir na linha pontilhada termo politicamente correto que melhor se adéqüe ao seu gênero e/ou preferências sexuais e/ou crenças religiosas e/ou estilo de vida).

Nesse ponto do texto eu estava planejando uma virada na argumentação para encerrar em um tom mais otimista, mas agora já fui realista demais e vai ser difícil retroceder.

Bom... Fazer o quê? Não fui eu quem fez as regras da vida. Quem foi? Também não sei, mas provavelmente é alguém com uma carinha de inocente.

Um comentário:

  1. Você gosta de uma provocação hein? OK. Mordo a isca, sabendo do perigo que corro: Ser realista não é a mesma coisa que ser cinico, nem pragmatico. Enquanto esses ultimos estão preocupados com os outros, o homem de carater esta preocupado com ele mesmo. No bom sentido, claro. E que historia é essa que não foi você quem inventou as regras da vida? FOI SIM SENHOR! O que não significa que não possa mudar de idéia...

    ResponderExcluir