terça-feira, 25 de setembro de 2007

A saga chega ao fim

Há uns dias atrás finalmente li o último capítulo da saga do Lobo Solitário. Minha própria saga para ler toda a obra de Kazuo Koike e Goseki Kojima também é digna de menção, já que li a primeira HQ do Lobo Solitário aos dezenove anos.

De lá para cá diversas editoras assumiram o título no Brasil, mas nenhuma conseguiu publicar todo o épico. Eu tinha que me contentar em ler o Lobo Solitário em espasmos, seguidos por intervalos de dois a cinco anos até a próxima história.

Mas a Panini foi valente e publicou tudo, do começo até o final, sem cortes, em vinte e oito volumes, com a orientação de leitura e onomatopéias originais. Bravo!

Ao ler o último capítulo, não consegui segurar as lágrimas. Algumas foram de alívio (finalmente terminei de ler essa porra!), mas outras foram de genuína emoção, o que prova o brilhantismo dos autores ou que o meu estado emocional não andava lá essas coisas.

Acho que foi mesmo o talento dos dois. Koike e Kojima receberam prêmios nos cinco continentes pela série, que exibe uma rara sensibilidade ao tratar de temas como honra, lealdade, dignidade e amizade, mostrando que essas coisas, que eram valorizadas no Japão feudal, não perderam sua importância nos dias de hoje - só ficaram mais raras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário