domingo, 23 de setembro de 2007

Há males que vem...

Não acredito no ditado "Há males que vem para bem". Para mim, uma coisa ruim, é uma coisa ruim e ponto. Sem discussão. Certos sofrimentos e acontecimentos nos fazem aprender e entender determinadas coisas, mas tenho cá minhas dúvidas se essas coisas não poderiam ser aprendidas sem sofrer. E, de qualquer forma, não é todo sofrimento que nos faz crescer. Se fosse assim, quem está passando fome nas ruas teria que ter um padrão moral elevadíssimo ou uma sabedoria infinita.

Obviamente, tem muita gente que está nas ruas que tem mais sabedoria que eu, mas não sei se o responsável por isso é o sofrimento.

É claro que uma coisa ruim pode, eventualmente, nos levar a uma coisa boa. Mas isso não é um atributo próprio das coisas ruins e nem uma regra. Uma coisa boa pode nos levar a uma melhor ainda e, uma ruim, a outra pior.

Acredito que a santificação ou valorização do sofrimento seja uma herança católica, para que fiquemos mais conformados com as injustiças que somos obrigados a testemunhar todos os dias.

Existe sorte e existe azar, acontecimentos randômicos que interferem na nossa vida, nos levando para um lado ou para o outro, mas acho bobagem tentarmos transformar nosso sofrimento em algo interessante ou positivo.

Para mim, a melhor maneira de lidar com o sofrimento é aceitá-lo como uma realidade e, na primeira oportunidade, deixá-lo para trás. Como isso é extremamente difícil, acabamos fazendo as pazes com o sofrimento que nos acompanha e tentamos transformá-lo em algo bom: mais ou menos os que os torcedores do Botafogo fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário