segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

As Intermitências da Morte

Provavelmente estou errado, mas não dá para escrever uma coluna diária de crônicas sem correr alguns riscos. Então, lá vai a afirmação: Saramago perdeu uma boa oportunidade na primeira metade do livro As Intermitências da Morte. Na verdade, achei que ele ia falar de uma coisa e ele falou de outra, o que torna a culpa, se é que existe culpado em questões de preferência, tanto minha, quanto dele. Ou só minha, se partirmos do pressuposto que, quem escreve, tem o direito de escrever sobre o que bem entende, que é, coincidência ou não, o pressuposto do próprio Ninguém Perguntou.
Se você não leu o livro, pode ser prudente também não ler o que vou comentar. Não revelarei segredos da trama e nem o que acontece com os personagens principais, se bem que em um livro do Saramago o principal quase nunca são os personagens, mesmo os principais, mas é possível que eu acabe, talvez até inadvertidamente, subtraindo do seu interesse geral pelo livro que, apesar do que pode denotar este preâmbulo, é muito bom. É, para dizer o mínimo, melhor que o meu comentário. Portanto, se tiver que escolher entre um e outro, vá ler o livro.
Ninguém tem medo da morte. Não é um desejo da humanidade ter a vida eterna. O que nós gostaríamos é algo um pouco diferente: ser jovens eternamente. Temos medo é da doença, da velhice, da decomposição. Das rugas, das dores nas articulações, de sofrer um acidente e sobreviver paraplégico. Todos querem viver mais, contanto que vivam bem, podendo comer carne de porco e transando, ao menos, uma vez por semana. Queremos nossos cabelos na cabeça, os lábios cheios e voluptuosos, os seios e o pênis bem recheados e apontando para o céu. Mantidas essas condições, não precisamos viver para sempre. Pode ser aos cento e trinta, de ataque cardíaco fulminante durante o sono, sem dor. Quando alguém diz que tem medo da morte, está generalizando. Na verdade está querendo dizer o que eu acabei de dizer aí em cima.
No livro do Saramago temos a oportunidade de vislumbrar o que seria a vida sem a morte, mas não o que seria uma vida de pessoas eternamente saudáveis. E eu gostaria muito de ver onde a imaginação do Saramago nos levaria com um ensaio um pouco diferente. Um ensaio que considerasse não só que seria não morrer, mas também quais as conseqüências para uma civilização de pessoas eternamente saudáveis. Envelhecer, ficar doente e não morrer é uma situação claramente horrível. Não há muito espaço para elucubração filosófica. Ser eternamente saudável já me parece ser uma premissa bem melhor – mas será que é mesmo? Jamais saberemos. Pelo menos, não pelo Saramago.
A segunda metade do livro já é bem melhor e, além de me divertir, me levou à reflexão, que é, afinal, o que se espera de um livro do Saramago. Além, é claro, dos parágrafos longos, dos diálogos atrelados ao corpo do texto e dos personagens indefinidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário