terça-feira, 10 de janeiro de 2006

As Intermitências do Ninguém Perguntou

Sei que não é prudente, mas de vez em quando releio o que escrevo e cheguei à conclusão que fui injusto com o Saramago. Nos comentários que fiz sobre As Intermitências da Morte, acho que deixei a impressão errada. Desfaço, aqui, qualquer mal-entendido: trata-se de um livro brilhante de um autor brilhante.
Mas é como quando a gente assiste a um filme do Van Damme. Todo mundo olha para o relógio quando ele fica de papo-furado com a mocinha. O negócio é ver o quebra-pau. Assim foi com esse livro do Saramago, eu queria reflexão e metafísica hardcore logo de cara e o que ele resolveu me dar foi criatividade, leveza e bom-humor. Um bom-humor que beira o inapropriado para quem ganhou um Nobel de literatura.
A verdade é que fiquei muito feliz ao constatar que o Saramago não está nem aí para o que eu penso ou poderia pensar dele e de seus livros. E tomara que ele continue assim – surpreendente.

4 comentários:

  1. Ficou constragido de assumir sua opinião sobre o Saramago só porque ele é nobel? Os mestres também erram e acho que Saramago se perdeu mesmo no livro. Escreveu duas histórias quando queria escrever apenas uma. Mas tudo bem.... você tem lá os seus ídolos.

    ResponderExcluir
  2. Mas, My, o final do livro só se justifica pela primeira metade.

    ResponderExcluir
  3. Li a crônica sobre os fãs antes de ler as crônicas sobre o novo livro do Saramago. Por motivos de percurso pessoal, identifiquei-me, a contra-gosto, com o chatissimo fã intelectual. E me perguntava: gente, sera que eu sou chato assim? Sera que eu torço o nariz sem perceber? Sera?
    Mas veio a crônica sobre o Saramago, e que alivio!!! Eu não vou ficar calado, olhando pro lado, balancando a cabeça. Nao senhor: vou dizer alto e claro: QUE IDEIA E ESSA DE CRITICAR O SARAMAGO????? Voce andou bebendo, Zinho? Com o Saramago, ninguem implica, viu? Olha que vou te dar um porrada!
    Ai vi que era fã, mas fã normal, não intelectual. Se voce so viu humor leve e uma historinha nesse livro, leia de novo, e PRESTE ATENCAO! Saramago não e HQ.

    ResponderExcluir
  4. Agora é oficial. A primeira crônica do ano a gerar confusão é a do Saramago. O ano promete...

    ResponderExcluir