segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

Receita

Existem cinco formas de você ter sucesso na vida e vou listar todas elas. Imprima esta crônica e guarde no bolso para futuras referências.
A primeira e mais fácil é simplesmente nascer rico e ter um QI acima de 60. Sucesso instantâneo.
A mais exclusiva de todas é ser uma pessoa brilhante com idéias brilhantes, assim como o Einstein ou o John Lennon. Não tem dedicação, estudo ou sorte que podem te transformar em alguém assim. Ou você é, ou você não é. Se você tem mais de dezessete anos de idade e ainda está na dúvida, vou facilitar as coisas para você: não é o seu caso.
Agora, as receitas para o sucesso intermediárias. Para todas elas, você precisará de um misto de dedicação e sorte.
Você pode ser um sujeito medíocre com uma ou mais idéias brilhantes. Bill Gates não era exatamente um visionário, ele também não imaginava onde poderia chegar com o Windows. Tentou vender o sistema operacional para a IBM, mas a empresa não quis e sugeriu uma porcentagem nos lucros de cada PC vendido com o Windows. Fizeram do Nerd um milionário. A idéia havia sido genial, mesmo que Gates não soubesse exatamente o que fazer com o que havia inventado.
Outra: você pode ser um cara brilhante com uma idéia medíocre. Fazer um blog não é uma idéia das mais criativas – as centenas de milhares que já existem registrados são prova disso. Mas o cara do Kibeloko foi inteligente e preciso. O resultado é que o país todo acompanha suas montagens no Photoshop e ele agora é roteirista do Caldeirão do Huck e por aí vai.
Outro bom exemplo é o do site million dollar page. Um americano teve a idéia de vender cada pixel por um real em uma página com um milhão de pixels. Se a idéia lhe parece esquisita é porque é mesmo, mas, de alguma forma, ele fez a coisa funcionar e botou um milhão de dólares no bolso, às custas da credulidade de seus clientes. Se bem que os anunciantes vão começar a ter um bom retorno agora que o site virou notícia.
Mas não é porque deu certo que a idéia é boa. Algumas pessoas acham que não se pode criticar o que deu certo. Ei! Tem gente que dá sorte. O Felipão na última Copa do Mundo é um bom exemplo. Foi criticado por todo mundo - será que só ele tava certo? Ganhou, é competente e está de parabéns. Acho o cara brilhante, pois conquistou o sucesso com idéias medíocres – não é fácil.
A quinta forma de ter sucesso é ser uma pessoa medíocre, com idéias medíocres em um país medíocre. Dizem que, nesse caso, a pessoa pode chegar a altos cargos de liderança, chegando a comandar nações inteiras. No momento, não me ocorre nenhum exemplo.
Ao longo da história, de vez em quando aparece um ou outro doido (teve um barbudo, um careca e um indiano, dentre outros) que dá a entender que o sucesso de verdade é quando a gente não liga pras convenções da sociedade, entende que fama e dinheiro têm valores muito relativos e, simplesmente, procura dar o melhor de si em tudo o que a gente faz.
Pra esses caras, ter sucesso é ser feliz. Pode uma coisa dessas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário