terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Home

Estou relutante em incluir este texto no Ninguém Perguntou porque, na verdade, me perguntaram. E a pergunta foi: telão ou HDTV? Projetor ou plasma?
Alguns amigos têm o hábito de me ligar para pedir consultoria sobre assuntos que envolvem tecnologia. Computadores, videogames, som e chips em geral. Não sei onde arrumei essa imagem de moderninho, mas acho bem legal e procuro ajudar na medida do que entendo. Ou seja, quase nada. De moderninho, só mesmo a imagem. Mas como ainda não errei feio, o pessoal continua confiando e querendo saber minha opinião quando surge uma oportunidade de incluir um pouco mais de tecnologia em suas vidas.
Não vou citar nomes para evitar que o felizardo seja alvo da inveja de vocês – já basta a minha, mas chegou aos meus ouvidos esta dúvida: na sua opinião, o que seria melhor para um home theater, um projetor ou uma TV de plasma?
Bem, depende de uma série de fatores, mas um dos mais importantes é a preferência pessoal do freguês. O que o dono do home quer? Recriar o romantismo de uma sessão de cinema ou ser quase insuportavelmente cool? Para mim, seria a segunda opção. Se eu quiser ir ao cinema eu... Bem, vou ao cinema. Em casa eu quero ser é o fodão, o Grande Pubah, senhor e mestre de todas as coisas – e moderninho. Mas esse sou eu e também não posso negar que uma sessãozinha de cinema em casa tem o seu lugar.
Se dinheiro não for problema, o freguês não precisaria da minha opinião. É só entrar no site da Bang & Olufsen e pedir dois de cada. Essa loja fica na Villa Daslu e eles fazem seu projeto sob medida mesmo. Eles vão à sua casa, medem até o tamanho do seu pinto e depois mandam fazer tudo – até as caixas de som – na Dinamarca. Ei, pode ler lá no começo do parágrafo, eu falei “se dinheiro não for problema”.
Se dinheiro for um problema pequeno, a solução óbvia seria comprar um... Tchan, tchan, tchan tchaaannn! Projetor de plasma! Por essa você não esperava, hein? Confesse. Dois em um. Tudo que você sempre quis em uma coisa só. Progressive scan compatible, resolução do cacete, essas coisas. A Sony tem um por quinze mil reais.
Mas sabe o que eu faria mesmo se tivesse, digamos, um orçamento de 20 mil?
1. Comprava uma HDTV de plasma por doze. Além do fator cool, seria melhor para jogar videogames. Confie em mim – quando estiver lutando com o último chefe de Resident Evil 4, você não vai querer ter que virar a cabeça para checar lá no canto da parede como está sua barra de vida. Além disso, uma tela de plasma, um vinho honesto e uma sala mal-iluminada vão fazer maravilhas com a sua vida sexual.
2. Comprava um projetor por 6. Filmes de hoje não aproveitam tanto as maravilhas da era do vídeo digital, já que o DVD, por exemplo, tem um output de “baixa” resolução. Ou seja, faz pouca diferença ver um filme em um projetor caríssimo ou em um só muito caro. Uma boa taxa de contraste garante um resultado bem próximo do espetacular.
3. Investia 4 no som. Nada estúpido, mas algo que garantisse que meu vizinho ouvisse tão bem quanto eu.
Se você estava somando, deve ter percebido que estourei em orçamento em 10 por cento. Mas, oras, estamos no Brasil e, no fim, o importante mesmo é o cliente ficar satisfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário